Verão chega com chuva, granizo e calor
IPMA alerta para elevado risco de exposição a radiação ultravioleta.
O verão começa esta quinta-feira com chuva, por vezes forte e acompanhada de granizo e trovoadas, mas com temperaturas a rondar os 30 graus, adiantou à Lusa a meteorologista Patrícia Gomes.
O solstício de verão ocorrerá às 11h07 desta quinta-feira, marcando o início da estação no hemisfério norte. O verão vai prolongar-se por 93,66 dias até ao próximo Equinócio, a 23 de setembro de 2018, de acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa.
Em declarações à Lusa, Patrícia Gomes, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), adiantou que durante a noite desta quinta-feira ocorreu bastante precipitação, em especial na região sul e litoral centro, que em alguns locais foi acompanhada por granizo e bastantes descargas elétricas (relâmpagos).
"Por causa desta situação, o IPMA colocou sob aviso amarelo dez distritos de Portugal continental - Aveiro, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Santarém, Portalegre, Setúbal, Évora e Beja - até às 10h00. Contudo ao longo do dia, poderá haver novos avisos", disse.
Na quarta-feira, os concelhos de Lamego, Armamar e Resende, no norte do distrito de Viseu, foram afetados pelo mau tempo, que provocou inundações e quedas de árvores.
De acordo com a meteorologista, hoje poderão ocorrer situações semelhantes como a registada no distrito de Viseu.
"Pode acontecer. O que aconteceu foi realmente um aguaceiro forte com bastante granizo e para hoje a situação e semelhante", disse.
Além da chuva forte, o IPMA prevê também para hoje vento forte nas terras altas e descida da temperatura máxima, com exceção do Algarve onde está prevista uma subida.
"Amanhã [sexta-feira] ainda haverá alguma instabilidade, em especial nas regiões do Norte e Centro e em especial no interior destas regiões que ainda com alguns aguaceiros que pontualmente poderão ser fortes e de granizo", disse.
Patrícia Gomes destacou que a partir do fim da tarde de sexta-feira deverá começar a registar-se uma melhoria.
"Para o fim de semana ainda existem condições de instabilidade. Ainda existem aguaceiros e condições favoráveis à ocorrência de trovoadas, mas serão menos frequentes e mais dispersos", indicou.
No que diz respeito às temperaturas, Patrícia Gomes adiantou que hoje descem, mas amanhã sobem recuperando e no sábado vão registar-se pequenas variações.
"No entanto, as máximas vão rondar os 30 graus em todo o país e em alguns locais serão acima dos 30. As mínimas serão amenas e em muitos locais tropicais, ou seja, com 20 graus ou acima", disse.
A tendência para o início da próxima semana será de melhoria.
Radiação ultravioleta com risco muito elevado
Quase todas os distritos do país apresentam esta quinta-feira um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
As exceções a este risco muito elevado são os distritos de Viana do Castelo, Santarém, Lisboa, Setúbal e Évora, que apresentam risco elevado.
O risco de exposição à radiação UV é também muito elevado em toda a Região Autónoma da Madeira enquanto nos Açores o risco é muito elevado na ilha das Flores, elevado em S. Miguel e no Faial e a ilha Terceira apresenta risco moderado.
Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.
Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).
Aguaceiros nas ilhas
Na Região Autónoma da Madeira está previsto céu geralmente muito nublado, com abertas nas vertentes sul da ilha da Madeira, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentes norte e nas zonas montanhosas e uma pequena descida de temperatura nas zonas montanhosas. Quanto a temperaturas, no Funchal vão variar entre os 19 e os 23 graus Celsius.
Para os Açores, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado com abertas e aguaceiros nas ilhas do Grupo Ocidental (Flores e Corvo), aguaceiros na madrugada e manhã e novamente a partir da noite, com possibilidade de trovoadas, nas ilhas do Grupo Central (Terceira, Graciosa, S. Jorge, Pico e Faial), e períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros e vento fraco nas ilhas do Grupo Oriental (S. Miguel e Santa Maria).
As temperaturas máximas vão oscilar entre os 20 e os 27 graus em Santa Cruz das Flores, entre os 20 e os 26 na Horta, entre os 19 e os 24 em Angra do Heroísmo e entre os 19 e os 26 em Ponta Delgada.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt