Rastreio de sida poderá ser feito em casa
Processo será anónimo e gratuito.
Entre os meses de abril e maio, a Associação Abraço irá lançar kits gratuitos de rastreio do Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) e hepatite C.
A aquisição será feita online, de forma gratuita, confidencial e anónima para maiores de 18 anos.
Segundo imprensa nacional, o projeto conta com o apoio informal da Direção-Geral de Saúde (DGS) uma vez que o rastreio não foi estudado nem avaliado de acordo com os requisitos legislativos europeus.
O teste será realizado de forma bastante cómoda: basta encomendar através da Internet, proceder à colheita de sangue em casa, através de uma picada no dedo, e enviar a amostra para o laboratório.
Se o resultado for positivo, a Abraço irá entrar em contacto com o a pessoa, através de SMS ou email, para a encaminhar para os hospitais aderentes ao projeto. Se for negativo, não será contactado.
A mesma fonte adianta que a Abraço já encomendou cerca de 500 kits e está neste momento a fazer experiências com os CTT para perceber quanto tempo demorará a entrega.
A Associação já investiu cerca de 65 mil euros no projeto.
Portugal regista cerca de 1200 novos casos todos anos desde 2015 e, segundo registo oficiais, existem 56 mil infetados com o VIH.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt