Reposta qualidade da água da rede pública em freguesia da Guarda

APAL assegura que, "neste momento, o consumo de água da torneira na freguesia de Valhelhas está garantido com segurança e rigor".

02 de fevereiro de 2026 às 12:02
Reposta qualidade da água da rede pública em freguesia da Guarda Foto: Getty Images
Partilhar

A qualidade da água da rede pública que abastece a localidade de Valhelhas, no concelho da Guarda, já foi reposta através de "uma solução segura de abastecimento", garantiu, esta segunda-feira, a Águas Públicas em Altitude (APAL).

"Está implementada uma solução segura de abastecimento, garantindo que a água atualmente fornecida cumpre os requisitos legais de qualidade definidos para consumo humano", refere a empresa intermunicipal de abastecimento de água e saneamento numa nota enviada à agência Lusa.

Pub

A APAL assegura que, "neste momento, o consumo de água da torneira na freguesia de Valhelhas está garantido com segurança e rigor".

A solução consistiu na instalação, "em menos de 48 horas", de quase 2.000 metros de tubagem, numa ligação provisória à rede da Carapita, "para fornecimento de água a partir da Zona de Abastecimento do Caldeirão".

"A água atualmente distribuída encontra-se sujeita a controlo operacional e cumpre os parâmetros legais de qualidade para consumo humano", realça a empresa responsável pelo abastecimento nos concelhos de Celorico da Beira, Guarda, Manteigas e Sabugal, no distrito da Guarda.

Pub

A APAL-SIM adianta que vai continuar a monitorizar a situação, que já está a ser investigada pelo Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR para apurar a origem da contaminação.

O consumo de água da rede pública tinha sido desaconselhado na sexta-feira por suspeita de possível contaminação na origem da captação.

"Nos últimos dias foram realizadas diversas análises e, durante ações de manutenção no reservatório, foi também detetado um odor anormal na captação de água, o que levantou a suspeita de possível contaminação na origem", justificou, na altura, a Águas Públicas em Altitude em comunicado enviado à agência Lusa.

Pub

Para garantir o "fornecimento seguro" de água à população de Valhelhas, a empresa intermunicipal abasteceu o reservatório que serve a aldeia por um autotanque dos bombeiros voluntários e distribuiu duas centenas de garrafões de água à população.

A empresa intermunicipal referiu ainda que a fatura da água referente ao mês de janeiro não será cobrada aos clientes de Valhelhas, freguesia ribeirinha do rio Zêzere, na zona sul do concelho da Guarda.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar