Resposta dos municípios à crise na habitação: 115 autarquias distinguidas com bandeira verde
Mais de 1,8 milhões de famílias residem nos 115 municípios que este ano recebem a distinção de ‘Autarquia Familiarmente Responsável’.
Mais de 1,8 milhões de famílias residem nos 115 municípios que este ano recebem a bandeira verde de ‘Autarquia Familiarmente Responsável’ pelo investimento realizado em políticas de apoio à família.
Um número que evoluiu 5% face às 110 entidades premiadas no ano passado. Este reconhecimento resulta de um inquérito realizado pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, numa iniciativa da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas.
Na edição deste ano, as autarquias revelaram grande preocupação em dar resposta à crise na habitação. São 104 as autarquias premiadas que apoiam a recuperação de habitações degradadas, 63 que apoiam a construção de raiz e 102 que apoiam o arrendamento.
Arcos de Valdevez, por exemplo, presta apoio ao arrendamento, integrando opções de subsídio ao arrendamento, programa de renda acessível, arrendamento jovem e arrendamento apoiado. Em 2024, foram apoiadas 215 famílias.
Em Vila de Rei há um programa de apoio à recuperação de habitações que oferece materiais de construção e a redução de taxas a proprietários.
Na Câmara de Almodôvar, promove-se a construção de raiz por meio da alienação de lotes destinados a construção urbana para pessoas singulares dos 18 aos 40 anos, com especial atenção à composição do agregado.
No município de Gavião, incentiva-se a fixação de famílias com um apoio monetário de 2500 euros, seja para construção em terreno próprio, seja para aquisição de habitação.
Apoio à maternidade, pagamento da água e auxílio a doentes crónicos são outras das preocupações dos municípios.
Saiba quais são as autarquias "Familiarmente Responsáveis" em 2025
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt