Ressonar pode ser um sintoma de hipotiroidismo? Estudos dizem que sim

Saiba quais os fatores responsáveis por esta ligação.

31 de julho de 2024 às 08:18
Partilhar

O hipotiroidismo ocorre quando os níveis das hormonas tiroideias estão abaixo do normal. É frequentemente associado à apneia do sono, uma causa comum do ressonar. Embora perturbe as pessoas com quem dorme, ressonar é, normalmente, por si só, inofensivo mas pode ser um sinal de alerta para alguns problemas de saúde como a apneia do sono e, talvez, problemas da tiróide.

Um estudo realizado em 2019, nos Estados Unidos, com dados do

Pub

de 2007 a 2008, mostrou uma ligação clara entre a apneia do sono e o hipotiroidismo.

As pessoas com esta doença tinham um risco 1,88 vezes maior de ter apneia do sono do que as pessoas com níveis normais da tiroide, segundo o

Níveis mais elevados de obesidade entre as pessoas com hipotiroidismo podem ser, pelo menos parcialmente, responsáveis pela ligação. No entanto, neste estudo, os investigadores encontraram um risco aumentado mesmo considerando fatores como o peso corporal, o uso de álcool ou tabaco e o acesso a cuidados de saúde.

Pub

Existem também fatores internos que explicam a ligação entre as duas doenças como o estreitamento da garganta provocado por depósitos de moléculas denominadas mucopolissacarídeos, a desregulação dos músculos em redor da garganta ou dos músculos respiratórios.

O hipotiroidismo pode desenvolver-se lentamente e causar sintomas gerais como fadiga (além da apneia do sono e do desenvolvimento do ressonar). Caso se sinta mais cansado do que o habitual sem uma causa aparente, consulte um profissional de saúde.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar