Sintra continua a regular trânsito. TVDE com locais próprios para parar

Medida surge como segunda parte do plano de regulação do trânsito. Autarca fala em processo para "trazer tranquilidade" a quem mora em Sintra.

06 de julho de 2026 às 01:30
Autocarros turísticos vão deixar de poder circular no centro de Sintra Foto: Helena Poncini
Partilhar

A Câmara Municipal de Sintra (CMS) discute esta terça-feira, em reunião, a segunda fase do plano que serve para regular o trânsito. Após ser restrita a circulação dos 'tuk-tuk' (medida que está em vigor desde a Páscoa), será agora a vez de impedir a circulação dos autocarros de turismo, com os TVDE a terem locais próprios para parar e recolher clientes. 

Isto vai levar à criação dos chamados locais "pick & ride", para os veículos TVDE, com os autocarros turísticos a serem encaminhados diretamente para o parque periférico do Lourel, onde existirá transporte público que fará o percurso para a vila e monumentos. Aí, sabe o CM, será instalado um ponto de apoio chamado "Welcome Center".

Pub

O executivo liderado por Marco Almeida propõe que este transporte público, a par da Carris Metropolitana, serão os únicos autocarros autorizados a circular na zona. Os autocarros turísticos poderão continuar a aceder ao parque temporário existente na chamada zona do “Ramalhão”. A proposta para esta segunda fase foi discutida com várias entidades, desde a Parques de Sintra Monte da Lua à Proteção Civil e à GNR (que vai auxiliar no arranque desta operação).

Ao CM, o autarca sintrense diz que "há medidas que não podem ficar na gaveta". Segundo Marco Almeida, "esta é mais uma etapa para trazer a tranquilidade a quem mora na vila de Sintra". E garante: "Não vamos ficar por aqui e vamos estender as medidas a outros pontos do concelho." Referindo que "as decisões precisam de ser ponderadas, discutidas e só depois concretizadas", pede ainda "compreensão" a todas as pessoas.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar