Situação de seca preocupa
Será grave se não chover até fim de setembro.
Um especialista do IPMA disse esta sexta-feira que Portugal continental vai estar em situação de seca nos próximos meses, mesmo que chova mais que o normal para a época, tornando-se preocupante se não se registar precipitação.
"Se não houver precipitação até ao final de setembro, começamos o outono com uma situação grave", afirmou à agência Lusa o diretor de Meteorologia e Geofísica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Pedro Viterbo.
"É uma situação preocupante, mesmo com a segunda metade de agosto chuvosa e setembro anormalmente chuvoso, poderíamos, na melhor das hipóteses, baixar para seca moderada e seca severa", acrescentou.
No entanto, o mais provável é que, mesmo com mais pluviosidade acima da média para a época, grande parte do país continuasse em seca severa e extrema.
Num cenário com precipitação superior ao normal "temos situação de seca severa e seca extrema em grande parte do território, menos gravosa do que o cenário de precipitação normal, em que todo o país está em seca severa ou extrema", explicou Pedro Viterbo.
Os técnicos do IPMA utilizam a informação histórica para estes meses e elaboram três cenários, sendo o primeiro com base em valores de precipitação muito inferiores ao normal, o segundo com valores próximos do normal e o terceiro tendo em conta chuva muito superior ao normal.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt