Só 30% dos estudantes universitários termina curso nos três anos previstos

Portugal é dos países da OCDE onde mais estudantes reprovam no Ensino Superior.

11 de setembro de 2019 às 08:40
Partilhar

A esmagadora maioria dos estudantes portugueses não consegue terminar a licenciatura nos três anos previstos. Apenas 30% conclui o curso sem reprovar qualquer ano, divulga o estudo ‘Perspetiva para a Educação - 2019’, realizado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE).

O Reino Unido lidera a tabela, com 71%, seguido da Irlanda (61%) e da Lituânia, com 60%. Portugal figura na 18º posição, numa lista de 23 Estados em que o Chile tem o pior resultado, com 15%. No conjunto dos países avaliados pela OCDE a média é de 39%. A taxa de conclusão da licenciatura sobe para 65%, se o período considerado for de seis anos para terminar o curso que deveria ser concluído em três anos. Este é também um valor abaixo da média da OCDE, que é de 67%.

Pub

Em Portugal, é também uma minoria o número de alunos que chegam ao Ensino Superior sem qualquer reprovação no básico e secundário. Os dados da OCDE revelam que só 41% dos alunos se inscrevem no escalão etário associado ao ano inicial dos cursos superiores.

O estudo indica que, na faixa etária dos 18 aos 24 anos, 56% dos alunos estão a estudar. Entre os que se encontram no mercado de trabalho, o desemprego atinge 9 por cento. Em Portugal só 3% dos doutorados têm a sua empresa: na Alemanha, são 26%.

Pub

48% não tem mais que o 9º ano

Os portugueses apresentam dos níveis de qualificação escolar mais baixos entre os países da OCDE. Praticamente metade (48%) não tem mais do 9º ano, sendo que 2% são analfabetos e 28% só possui 4 anos de ensino. Na média da OCDE, a população com nove anos de ensino é de 21%.

Negociações com sindicatos após eleições

Pub

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, afirmou que não haverá negociações com os sindicatos de professores antes das eleições legislativas de 6 de outubro. "Seria até caricatural fazer qualquer tipo de negociação", disse esta terça-feira, na visita à Escola Profissional de Marco de Canaveses, onde o Governo assinalou o arranque do ano letivo. Recorde-se que para 21 de outubro, a Fenprof marcou uma greve às horas extraordinárias.

SAIBA MAIS

44 500

Pub

alunos foram colocados na 1ª fase do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior. Destes, mais de metade (53,1%) conseguiu mesmo entrada no curso escolhido na 1ª opção. Este ano houve mais 1674 candidatos face a 2018.

Ensino envelhecido

A OCDE frisa que Portugal enfrenta um rápido envelhecimento da classe docente: 40% dos professores têm mais de 50 anos (em 2005 eram 22%). E só 1% tem menos de 30 anos (em 2005 eram 16%).

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar