Tempestade Leslie provocou há dois anos prejuízos de 120 milhões de euros
Tempestade tropical, que passou em Portugal na noite de 13 para 14 de outubro de 2018, afetou centenas de habitações e provocou 57 desalojados.
A tempestade Leslie, que atingiu há dois anos uma parte significativa da região Centro, com o distrito de Coimbra a ter sido o mais afetado, provocou prejuízos de pelo menos 120 milhões de euros.
A passagem do furacão, que chegou a Portugal como tempestade tropical na noite de 13 para 14 de outubro de 2018, afetou centenas de habitações e provocou 57 desalojados no distrito de Coimbra, três no de Viseu e um no de Leiria - os territórios mais afetados, a par de Aveiro.
A tempestade, com um vento que chegou a atingir 176 quilómetros por hora, o valor mais elevado em Portugal (na zona da Figueira da Foz), provocou quase 2.500 ocorrências e obrigou à mobilização cerca de oito mil operacionais, apoiados por mais de dois mil meios terrestres.
Dois anos depois, associações anseiam pelos apoios prometidos pelo Governo
Associações, coletividades e outras entidades do setor social somaram avultados prejuízos aquando da passagem da tempestade Leslie pela região Centro. Mas, de 2018 até este domingo, ainda continuam à espera dos apoios prometidos pelo Governo.
Dois anos após a passagem da tempestade Leslie, os apoios no setor agrícola já estarão executados quase na sua totalidade, os municípios já receberam parte do apoio financeiro do Estado, ainda que com críticas à falta de celeridade, mas é no setor social que o processo está mais atrasado, não tendo ainda sido celebrado qualquer contrato de financiamento com o Estado.
Na Casa do Povo da Abrunheira, em Montemor-o-Velho, parece que a tempestade não passou por lá - pelo menos olhando de fora para os edifícios onde funcionam os três lares com 100 utentes desta instituição.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt