Tornados vistos no mar ao largo de Viana do Castelo
IPMA recebeu fotos e confirma fenómeno. Não há registo de danos em terra.
A imagem mostra uma imensa nuvem negra, com dois cones a descer para o mar. São dois tornados que foram vistos ao largo de Viana do Castelo no domingo. Mas, ao contrário do que aconteceu em Faro, os ventos fortíssimos não chegaram a terra, pelo que não há danos a reportar.
Paula Leitão, meteorologista de serviço do IPMA, confirma ao CM que viu as fotos e não tem dúvidas em dizer que se trata de "dois tornados de pequena dimensão".
A especialista diz que os instrumentos científicos não registam fenómenos com esta escala, pelo que se limitou a comprovar o que viu nas fotografias, que terão sido captadas na tarde de domingo.
Neste mesmo dia, um tornado deixou um rasto de destruição em Faro e Olhão. As duas cidades foram fortemente afetadas, com registo de cortes de eletricidade e árvores caídas nas duas cidades.O muro do estádio do Moncarapachense colapsou e caiu em cima de viaturas estacionadas no local. Uma família ficou desalojada em Olhão e várias casas ficaram parcialmente destruídas. O mau tempo provocou ainda cortes de eletricidade. Houve também carros com os vidros partidos devido ao vento extremo nestas localidades. Já na quarta-feira, um outro tornado tinha "varrido" a Doca de Faro. Mais de uma dezena de embarcações viraram na marina, causando também estragos em viaturas e destruindo uma esplanada.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt