Tudo sobre o fenómeno
Eclipse solar será o último visível na Europa até 2026.
Esta sexta-feira, os portugueses vão poder assistir a um eclipse solar total, que será visível apenas como parcial em todo o território nacional, entre as 08h00 e as 10h00 (menos uma hora nos Açores). A maior percentagem de área coberta do sol pela lua vai ocorrer por volta das 09h00.
Ao contrário das ilhas Faroé (a norte da Escócia) e Svalbard (a norte da Noruega), onde o eclipse será observado na sua totalidade, em Portugal não teremos essa sorte. Além disso, as condições meteorológicas também não vão ajudar à observação do fenómeno. A previsão aponta para períodos de céu muito nublado e a possibilidade de ocorrência de aguaceiros.
A melhor região do País para acompanhar a efeméride será os Açores, onde a percentagem da obscuridade do sol vai chegar aos 77% nas ilhas do Corvo e das Flores. No continente, a percentagem vai variar entre os 62% e os 74%. A Madeira será mesmo a pior região para ver o eclipse, uma vez que a percentagem do sol que vai estar tapada pela lua não irá passar dos 57%:
Começo do eclipse
Máximo do eclipse
Fim do eclipse
Obscuridade do sol
Beja
09h01
Braga
09h06
Bragança
09h08
Castelo Branco
09h04
Coimbra
09h04
Évora
09h01
Faro
08h59
Lisboa
09h01
Porto
09h05
Santarém
09h02
Vila Real
09h06
Viseu
09h05
Funchal
08h45
Angra do Heroísmo
07h50
Horta
07h50
Ponta Delgada
07h49
(Fonte: Observatório Astronómico de Lisboa)
Conforme noticiou o CM, quase não há à venda óculos adequados para a observação do eclipse e, de acordo com o OAL, a observação direta do sol pode "causar cegueira instantânea ou gradual sem regressão".
Ana Costa, do Núcleo Interativo de Astronomia, admitiu ao Correio da Manhã que está "preocupada pelo facto dos óculos não estarem à venda" e que o eclipse apenas deve ser visto através de "películas especiais para observar o sol". A especialista alertou ainda que "não se podem fazer óculos para observar o sol sem uma película especial, só disponível em lojas da especialidade".
Além de não dever olhar para o sol diretamente, não tente usar um vidro de soldador, óculos escuros, radiografias, ou até mesmo óculos para eclipses antigos para observar o fenómeno, uma vez que pode colocar em risco a sua visão. Pode sempre optar por métodos de projeção, como por exemplo, utilizar uma folha de cartolina preta com um pequeno furo para projetar a imagem do sol sobre uma cartolina branca, ou, encher um balde com água e olhar para o reflexo.
Este é o sétimo eclipse solar do século XXI visível na Europa. Clique na imagem abaixo para recordar os últimos seis eclipses do século
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt