page view

Supermaré ocorre com eclipse

Dia inicia a primavera e a ocorrência de uma superlua aumenta a amplitude das marés.

20 de março de 2015 às 09:03

O dia em que o Sol fica tapado pela Lua é também marcado por dois outros fenómenos cósmicos: uma superlua e o início da primavera. Com a conjugação destes fatores, a amplitude das marés será a maior do ano, com a formação de uma supermaré. A situação de supermarés manter-se-á até dia 23, com a preia-mar a atingir mais de quatro metros de amplitude.

A duração do ecli-pse será de duas horas, com início pelas 08h00, o máximo próximo das 09h00, e o término pelas 10h00. A preia-mar ocorre mais tarde: em Lisboa, ocorre às 15h26.

A observação do eclipse solar exige o uso de óculos próprios para evitar o risco de cegueira. Contudo, estes estão praticamente esgotados. A Associação de Astrónomos Amadores importou 250 óculos da Alemanha: esgotaram em três dias. E, este ano, as farmácias não os comercializaram. Mas os óculos não são a única opção para visualizar o fenómeno. "Tenho vendido um rolo de filtro em retalhos. Se utilizarem um telescópio, também devem colocar o filtro. E qualquer furinho num cartão projeta a imagem do Sol e do eclipse na parede", explica Raimundo Ferreira, secretário-geral da associação.

A observação direta do Sol queima a retina, o que acontece sem qualquer dor. "Apareceu um senhor que disse ser um caso vivo dos problemas de olhar o Sol diretamente. Fazia concursos, quando era pequeno, para ver quem olhava mais tempo para o Sol. Ficou com um problema, ao centro só vê uma bola negra", contou Raimundo Ferreira. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8