Tudo sobre os Alcoólicos Anónimos
Comunidade mundial ajuda quem sofre com o álcool.
O que são os Alcoólicos Anónimos (AA)?
São uma comunidade mundial, com caráter voluntário, de homens e mulheres de todas as classes sociais que se reúnem para alcançar e manter a sobriedade. O único requisito para ser membro é o desejo de parar de beber. Não há taxas de admissão nem quotas para ser membro de AA.
Quantos membros?
Calcula-se que existam atualmente cerca de 160 mil grupos e mais de dois milhões de membros em 180 países.
Que relações têm os AA com outras organizações?
A comunidade adotou uma política de cooperação sem filiação com outras organizações que lidam com o problema do alcoolismo. Não têm opinião sobre questões alheias e não subscrevem nem se opõem a quaisquer causas.
Como são financiados?
Ao longo dos anos, os AA afirmaram e reforçaram a tradição de serem completamente autossuficientes e de não aceitarem contribuições de fora. O valor de contribuições individuais dos membros é limitado (cerca de 2 700 euros) dentro da comunidade.
Como é que os membros dos AA mantêm a sobriedade?
AA é um programa de abstinência total. Os membros mantêm-se simplesmente afastados do primeiro copo, um dia de cada vez. A sobriedade é mantida através da partilha de experiências, força e esperança em reuniões de grupo e através do programa dos Doze Passos, sugerido para a recuperação do alcoolismo.
Qual a razão do anonimato?
O anonimato é o fundamento espiritual dos AA. Disciplina a comunidade a governar-se a si própria, mais por princípios do que por personalidades. Esforçam-se por tornar conhecido o seu programa de recuperação e não as pessoas que participam no programa. O anonimato nos meios de comunicação social é a garantia de todos, especialmente dos recém-chegados, de que a sua qualidade de membro dos AA não será divulgada.
Qualquer pessoa pode assistir às reuniões abertas de AA?
Sim. Consistem geralmente em depoimentos de um moderador e de dois ou três membros que partilham a experiência do alcoolismo e a sua recuperação em AA. Realizam-se algumas reuniões com o propósito de informar o público acerca dos AA. São convidados médicos, membros do clero e entidades públicas. As reuniões fechadas são unicamente para alcoólicos.
Como começaram?
Em 1935 com um corredor de Nova Iorque e um cirurgião do Ohio (EUA) que tinham sido considerados alcoólicos irremediáveis. Fundaram os AA numa tentativa de ajudar outros que sofriam da doença e de se manterem a eles próprios sóbrios. Os AA cresceram pela formação de grupos autónomos, primeiro nos EUA e depois em todo o mundo.
Como se podem encontrar os AA?
Em muitos locais, o número de telefone dos AA figura nos serviços de apoio: 217 162 969. Estes telefones são atendidos por voluntários que responderão às suas perguntas ou vão pô-lo em contacto com quem o faça. Pode também escrever para info@aaportugal.org ou consulte o site dos Alcoólicos Anónimos Portugal
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt