Vacinação da Covid só acelera com mais profissionais
No sábado foram vacinados 44 mil professores e funcionários não docentes.
O processo de imunização da população portuguesa só vai acelerar se forem contratados mais profissionais de saúde. O alerta foi feito este domingo pelo coordenador do Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19, vice-almirante Henrique Gouveia e Melo: “Vai ser necessário certamente contratar profissionais de saúde. Quantos? É o que nós estamos a apurar neste momento”, afirmou em Faro, onde acompanhou o processo de vacinação de docentes e não docentes das escolas do pré-escolar, 1º ciclo e da escola a tempo inteiro.
Gouveia e Melo considerou que “as organizações não nascem do nada, é preciso tempo, é preciso testá-las, é preciso afiná-las”, e garantiu que é isso que se “está a fazer” para o País poder aumentar a capacidade de vacinação da população para níveis mais elevados do que os atuais. O responsável deu o exemplo do processo de vacinação dos profissionais da educação. “Para além de ser benéfico para o ensino, como é evidente, também é um processo desse ensaio e desse teste, e essas conclusões serão todas agregadas em resultados que permitem depois afinar com mais certeza quantas pessoas é que são necessárias contratar”, sustentou.
Segundo o coordenador da ‘task force’ de vacinação, já houve “muitas coisas” identificadas que podem ser melhoradas, mas Gouveia e Melo argumentou que, “para não estar a olhar para os pormenores, é preciso olhar para a ‘floresta’”, ou seja, para o quadro geral. Mais uma vez, deu o exemplo da vacinação de professores e não docentes: “A ‘floresta’ é que no sábado foram vacinadas 44 000 pessoas, e este processo foi organizado em uma semana e meia. Esse é um indiciador de sucesso”, afirmou. “Isto é uma grande escadaria, só demos um passo em mais um degrau.”
Educação é exemplo para preparar a “escalada” de abril
O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, realçou a importância da vacinação contra a Covid-19 nas escolas para preparar a “escalada” do processo em abril.
“Este é um fim de semana especial, este é um fim de semana em que preparamos a escalada que queremos fazer na vacinação a nível nacional”, afirmou, em Faro.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt