Chuva e vento fortes vieram para ficar: Depressão Ivo chega na quarta-feira
Previsto alívio para a tarde de terça-feira mas estado do tempo volta a agravar-se quarta e quinta-feira.
O tempo em Portugal Continental vai continuar marcado esta semana pela chuva e vento fortes, queda de neve e agitação marítima. Depois das depressões Éowyn e Hermínia, que ainda vai afetar esta terça-feira o estado do tempo, prevendo-se algum alívio para a tarde, a partir da madrugada de quarta-feira será a depressão Ivo, nomeada pelo IPMA, a condicionar o tempo.
“Terá efeitos parecidos com os provocados pela Hermínia quanto ao vento e agitação marítima, e a chuva será temporariamente forte mas num período mais curto, porque a superfície frontal passará mais rapidamente pelo território”, disse ao CM Jorge Ponte, meteorologista do IPMA, sublinhando que “Norte e Centro serão mais afetados, e também haverá queda de neve nas terras altas, mas “a agitação marítima e vento fortes chegam mais a sul, até ao cabo de S. Vicente”.
O vento de Oeste/Sudoeste terá rajadas de 80 a 100 km/h no litoral oeste e terras altas, e são esperadas ondas de 6 a 8 metros na costa ocidental, sobretudo entre a tarde de quarta-feira e a manhã de quinta-feira. Foram já emitidos avisos amarelo para precipitação e neve, laranja para o vento e vermelho para agitação marítima. “A partir do final da tarde de quinta-feira haverá alívio do estado do tempo, o efeito do anticiclone [dos Açores] deve intensificar-se e esperamos um início de fevereiro mais calmo”, rematou Jorge Ponte.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt