Depois do Leonardo chega a Marta. Depressão deverá atingir o País a partir deste sábado

Primeiros efeitos vão ser sentidos na região sul com precipitação intensa e rajadas de vento que podem atingir os 100 km/h.

05 de fevereiro de 2026 às 20:01
Chuva Foto: Getty Images
Partilhar

O mau tempo vai continuar a fazer-se sentir por todo o País. Depois da depressão Leonardo, chega a depressão Marta que vai atingir Portugal continental a partir do próximo sábado, dia 7, trazendo chuva persistente e por vezes forte, vento intenso, neve nas zonas mais altas e forte agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).  

Os primeiros efeitos vão ser sentidos na região sul, em especial no litoral, com precipitação intensa e rajadas de vento que podem atingir os 100 km/h, chegando aos 120 km/h nas zonas montanhosas.  

Pub

Os maiores acumulados de chuva são esperados a sul do rio Tejo, incluindo a Grande Lisboa, com especial incidência no Alentejo e nas serras do Algarve, onde poderão cair cerca de 60 litros por metro quadrado em 24 horas, aumentando o risco de cheias e subida dos caudais de rios e ribeiras.  

Durante a tarde, com a deslocação da depressão para leste, o vento deverá intensificar-se no litoral Centro, com rajadas até 90 km/h, mantendo-se a precipitação por vezes forte.  

A neve está prevista acima dos 900 metros de altitude, podendo a cota subir temporariamente para os 1200 a 1400 metros, com acumulados superiores a 25 centímetros nas zonas mais elevadas da Serra da Estrela.  

Pub

A situação marítima também inspira cuidados. O IPMA prevê ondas até sete metros de altura significativa na costa ocidental, especialmente a sul do Cabo Carvoeiro, podendo atingir 13 metros de altura máxima. Na costa sul do Algarve, são esperadas ondas de sudoeste até cinco metros.  

Face a este cenário, foram já emitidos avisos meteorológicos amarelos e laranja para precipitação, vento, neve e agitação marítima. 

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar