Jovem ativista faz protesto subaquático em defesa do clima

Shaama Sandooyea levou um cartaz para debaixo de água com uma mensagem de combate à mudança climática.

18 de março de 2021 às 13:11
Partilhar

Uma jovem de 25 anos, natural da Mauritânia, mergulhou nas águas do oceano Índico para protestar em defesa do clima, levando consigo um cartaz com a frase: ‘Greve Juvenil pelo Clima’. Enquanto segurava o cartaz, Shaama Sandooyea conteve a respiração debaixo de água, com o objetivo de que a mensagem chegasse longe e ajudasse a desencadear uma ação global mais forte para combater a mudança climática.

A conservação de uma vasta extensão de ervas marinhas na ilha 'Saya de Malha Bank', no Oceano Índico, tornou-se uma prioridade devido ao papel importante na absorção de dióxido de carbono que faz aquecer o clima.

Pub

Noutros oceanos, está a perder-se cerca de 7% da cobertura de ervas marinhas por ano, em grande parte devido à dragagem e ao aumento da temperatura do oceano. De acordo com a Reuters, milhares de espécies marinhas também dependem do prado marinho da ilha para se alimentarem e criarem o seu habitat, incluindo tartarugas marinhas em vias de extinção.

"Há muita vida no oceano que não sabemos que existe e que é mágica. O oceano não deveria sofrer por causa das decisões que as outras pessoas tomam", disse a jovem no convés de um barco da Greenpeace, enquanto navegava para a área marinha com cientistas e ambientalistas.

Os ativistas esperam chamar a atenção para a meta da Organização das Nações Unidas (ONU) de persuadir os países a protegerem pelo menos 30% das terras e oceanos do planeta até 2030, uma meta provisória que muitos cientistas dizem que deve ser cumprida para enfrentar a dupla crise de mudança climática e perda de biodiversidade, segundo revela a Agência Reuters.

Pub

O tráfego marítimo global quadruplicou entre 1992 e 2012, com o Oceano Índico a registar um dos aumentos mais acentuados, de acordo com um estudo da revista ciêntica 'Geophysical Research Letters', em 2014, citado pela Reuters.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar