page view

Escolas fechadas, estradas cortadas e danos em estruturas no distrito de Portalegre

Serviços municipais estão a efetuar trabalhos de remoção de ramos e árvores das estradas para procurar repor a circulação rodoviária.

28 de janeiro de 2026 às 11:53

As escolas dos concelhos de Gavião e Avis, distrito de Portalegre, estão esta quarta-feira encerradas na sequência da passagem da depressão Kristin durante a madrugada, que provocou o corte de estradas e danos em estruturas na região.

Em comunicado, a Câmara de Avis explicou que, devido às condições meteorológicas registadas nas últimas horas, a Escola Básica e Secundária Mestre de Avis, em Benavila, encontra-se sem eletricidade, não sendo possível assegurar o fornecimento de refeições escolares.

"Por este motivo, todas as escolas do concelho estarão encerradas durante o dia de hoje", lê-se no documento.

Também a Câmara de Gavião, em comunicado, explicou que, devido às condições meteorológicas adversas da última madrugada, decidiu encerrar as escolas do concelho e apelou à "compreensão de todos" os munícipes.

Em declarações à agência Lusa pouco depois das 09h15, o presidente da Câmara de Nisa, José Dinis Serra, indicou que "praticamente todas as estradas municipais" do concelho estavam "obstruídas".

Os serviços municipais, incluindo os da proteção civil, estão a efetuar trabalhos de remoção de ramos e árvores das estradas, para procurar repor a circulação rodoviária, acrescentou.

O autarca indicou ainda que a Estrada Nacional 18 (EN18) entre Vila Velha de Ródão, distrito de Castelo Branco, e Nisa estava cortada ao trânsito, devido à queda de eucaliptos, estando o município articulado com as Infraestruturas de Portugal (IP) no sentido de resolver o problema.

Além de prejuízos em algumas coberturas de prédios no centro da vila sede de concelho, mas sem registo de feridos ou de desalojados, José Dinis Serra lamentou a destruição de um elemento decorativo identitário do concelho, designado como "a bilha" de Nisa.

Trata-se de uma bilha metálica de grandes dimensões, em homenagem às tradicionais bilhas de barro empedradas do concelho.

"Está destruída, foi completamente removida do sítio de origem. Há que a recuperar, evidentemente", argumentou o autarca.

Mais a sul, mas também no distrito de Portalegre, a Câmara de Elvas divulgou nas suas redes sociais que o mau tempo provocou estragos na cobertura das bancadas do Campo Semedo, no complexo municipal da cidade, o que provocou o encerramento ao público do equipamento.

O mau tempo causou esta quarta-feira dois mortos, um em Povos, no concelho de Vila Franca de Xira, no distrito de Lisboa, e outro em Monte Real, no distrito de Leiria, de acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Portugal continental está esta quarta-feira a ser afetado pelos efeitos da passagem da depressão Kristin, após outras duas tempestades nos últimos dias -- Ingrid e Joseph --, com chuva, vento, neve e agitação marítima, tendo sido emitidos vários avisos pelo IPMA.

A Proteção Civil está em estado de prontidão especial para nível 4, o máximo, em toda a orla costeira entre Viana do Castelo e Setúbal.

A ANEPC registou entre as 00h00 e as 08h00 desta quarta-feira cerca de 1.500 ocorrências, dando conta do "grande impacto" da depressão Kristin, sobretudo nos distritos de Leiria e Coimbra e na região Oeste (distritos de Leiria e Lisboa), com cortes de energia e de comunicações, cortes de estradas e quedas de árvores e de estruturas.

Cerca das 07h30, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) avançou que a zona centro foi a mais afetada pelos efeitos de uma depressão que entrou no continente na zona de Leiria e daí progrediu para o interior do país.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8