page view

Mau tempo faz barcaça grua adornar no rio Tejo. Embarcação está a verter gasóleo e óleo

Incidente ocorreu durante a madrugada e, além de se estar a tratar do foco de poluição, o proprietário da barcaça deverá ainda apresentar um plano para a reflutuação da embarcação.

20 de março de 2025 às 11:35

O mau tempo fez uma barcaça grua adornar e semi afundar no cais da Matinha, no rio Tejo, em Lisboa, e a embarcação está a largar gasóleo e óleo, encontrando-se no local equipas de combate à poluição da Capitania, e do Porto de Lisboa, confirmou ao CM o porta voz da Autoridade Marítima, comandante Sá Granja. Equipas da Direção de Combate à Poluição, da Autoridade Marítima, estão de prevenção.

O incidente ocorreu durante a madrugada e, além de se estar a tratar do foco de poluição, o proprietário da barcaça deverá ainda apresentar um plano para a reflutuação da embarcação.

Em Lisboa, o mau tempo provocado pela depressão Martinho causou ainda que algumas embarcações tivessem partido as amarradas e ficado à deriva, tendo sido rebocados de volta para os cais, como uma caso de uma outra barcaça (na Matinha) e uma embarcação marítimo-turística. Um navio que estava fundeado no mar da Palha ficou à garra (perdeu âncora), mas sem consequências. O mau tempo causou danos graves no edifício do terminal de cruzeiros de Lisboa.

Em Cascais, uma embarcação de pesca local naufragou e um veleiro e dois botes encalharam na praia dos Pescadores.

Em Setúbal, um catamarã ficou parcialmente afundado. E em Peniche também se registaram ocorrências relacionadas com o mau tempo.

“Não há registo de vítimas”, destacou o comandante Sá Granja.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8