A época de ondas gigantes acontece tradicionalmente na Nazaré entre o final de novembro o início de dezembro.
O Plano de Segurança da Praia do Norte, na Nazaré, foi esta segunda-feira ativado com cerca de uma dezena de trabalhadores do município e de todo o efetivo da Capitania do Porto para garantir a segurança de surfistas e público.
O Plano de Segurança elaborado em conjunto pela autarquia e pela Capitania da Nazaré, no distrito de Leiria, pretende "garantir a segurança de todos os que afluem à praia do Norte durante a época de ondas gigantes", disse à agência Lusa o presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro.
O documento, apresentado esta segunda-feira a mais de uma dezena de surfistas nacionais e estrangeiros, já tinha sido pré-ativado no nível "verde" e nos últimos dias no "amarelo", os mais baixos em termos de perigosidade e sem empenhamento de meios na Praia do Norte, onde não se previa que as ondas ultrapassassem os cinco metros.
Já hoje, o nível de alerta subiu para "laranja", prevendo-se ondas entre os cinco e os 10 metros, prevendo-se que na quarta-feira atingirá o nível "vermelho", o mais alto, já que as autoridades admitem que as ondas na Praia do Norte "possam variar entre os 10 e os 15 metros, consoante o estado do mar e a velocidade do vento", afirmou o responsável pelo clube de surf da Nazaré, Paulo Salvador.
Com o objetivo de "minimizar os riscos e de garantir que todos os que entram no mar regressam para a praia", a Câmara disponibiliza a partir de hoje "cerca de uma dezena de funcionários e vários veículos" que, segundo Walter Chicharro, integrarão um dispositivo a que se juntam nadadores-salvadores, bombeiros e "um médico e uma enfermeira que estarão na praia prontos a atuar".
A segurança "quer do público quer dos surfistas" é também, ao longo de toda a semana, a prioridade da Capitania do Porto da Nazaré, cujo comandante, Zeferino Henriques, afirmou à Lusa que manterá em alerta "todo o efetivo", ou seja, uma dúzia de agentes da Polícia Marítima.
"A grande preocupação é a segurança das pessoas na falésia" que ladeia os acessos à Praia do Norte, sublinhou o capitão do Porto que, "face à meteorologia adversa", alerta para "a perigosidade de as pessoas se deslocarem ao local para verem as ondas gigantes, porque na quarta-feira se esperam condições bastante perigosas e violentas em termos de vento".
Zeferino Henriques garantiu ainda que a Polícia Marítima "estará no local também para fazer cumprir as regras em relação à pandemia [de covid-19]", apelando a que aqueles que ainda assim se concentrem nos acessos ao farol "cumpram o distanciamento, o uso de máscara e os cuidados de higiene".
Na apresentação do plano de segurança, o capitão do Porto apelou ainda aos surfistas presentes que comuniquem a sua intenção de entrar na água "com 72 horas de antecedência" e que informem quando entram e saem do mar.
"É muito importante saber sempre quantas pessoas entraram na água e quantas saíram", vincou, lembrando que, em caso de acidente, "tem que haver um plano de salvamento organizado para atuar rapidamente".
A par com os meios disponíveis na Praia do Norte, a Câmara da Nazaré colocou também ao dispor dos surfistas um número de telemóvel e um canal de rádio por onde poderão contactar em caso de acidente no mar.
A época de ondas gigantes acontece tradicionalmente na Nazaré entre o final de novembro o início de dezembro, atraindo surfistas nacionais e estrangeiros e milhares de pessoas que se concentram para assistir à prática do 'tow-in surfing', técnica em que o surfista é rebocado por uma mota de água.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.