Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
1

Proteção Civil alerta turistas com medidas de precaução para passagem do furacão Lorenzo nos Açores

Governo Regional dos Açores vai encerrar as escolas das ilhas dos grupos Central e Ocidental.
Correio da Manhã 1 de Outubro de 2019 às 09:03
Chuva
Chuva
Proteção Civil alerta turistas com medidas de precaução para passagem do furacão Lorenzo
Chuva
Chuva
Proteção Civil alerta turistas com medidas de precaução para passagem do furacão Lorenzo
Chuva
Chuva
Proteção Civil alerta turistas com medidas de precaução para passagem do furacão Lorenzo

A Proteção Civil e os Bombeiros dos Açores estão a alertar os turistas para tomarem medidas de autoproteção devido ao furacão Lorenzo, que já obrigou ao encerramento de escolas esta quarta-feira.

São oito as medidas de precaução, entre as quais não circular sem necessidade e redobrar a atenção em locais não pavimentados. "Se estiver no exterior, procure abrigo. Aguarde que o mau tempo passe. Não faça trilhos nem pratique atividades lúdicas", pode ler-se.

Recomenda-se também que "não pratique atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva ou desportos náuticos".

Recorde-se que o Governo Regional dos Açores vai encerrar as escolas das ilhas dos grupos Central (Graciosa, Terceira, S. Jorge, Pico e Faial) e Ocidental (Corvo e Flores), devido à passagem do furacão ‘Lorenzo’, estando ainda em aberto a possibilidade de encerrar serviços da administração pública. As ilhas do grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) estão sob aviso amarelo.

"Em função do que se prevê que aconteça, o Governo Regional decidiu encerrar escolas, creches, jardins de infância, centros de atividades ocupacionais, centros de dia, quer na componente de educação, quer na componente ligada à solidariedade social", adiantou o presidente do executivo açoriano, Vasco Cordeiro.

O furacão progride no oceano Atlântico a uma velocidade de 20 quilómetros por hora. Nas ilhas do Corvo e Flores as ondas podem atingir os 25 metros de altura e as rajadas de vento 200 quilómetros por hora.

Ver comentários