page view

Proteção Civil prevê que depressão Hermínia chegue com intensidade esta noite

IPMA colocou cinco distritos sob aviso vermelho devido à agitação marítima.

26 de janeiro de 2025 às 12:29
A carregar o vídeo ...

Proteção Civil prevê que depressão Hermínia chegue com intensidade esta noite

A Proteção Civil elevou, este domingo, o nível de alerta devido ao mau tempo nas regiões Centro e Norte do país, com previsões de chuva persistente, rajadas de vento até 110 quilómetros por hora, agitação marítima e queda de neve.

Carlos Mata, comandante Adjunto de Operações do Comando de Emergência e Proteção Civil, explicou, este domingo, que "a noite e a madrugada" serão os momentos que exigem maior atenção devido à chegada ao território nacional da depressão Hermínia. 

"O estado de alerta subiu para laranja para poderem ser mobilizados mais meios" para as ocorrências, explicou o comandante adjunto aos jornalistas, durante um briefing.

A chuva e o vento serão sentidos em todo o território, contudo a zona Norte e Centro serão as mais afetadas. A depressão também vai chegar a Sul mas com menos intensidade. 

Para as regiões de Coimbra, Beiras e Serra da Estrela, que suscitam mais preocupação, foi emitido um SMS preventivo.

Carlos Mata alertou para possíveis "inundações em área urbana" e "piso escorregadio" por causa "da neve ou gelo que se possa formar" nas vias rodoviárias.

"Recomendamos o habitual: a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e fixação das estruturas soltas", devido ao vento forte, disse.

Carlos Mata aconselhou ainda, face à ondulação forte, que as pessoas evitem "zonas inundáveis pelas ondas" e também que se afastem dos rios e das ribeiras, "uma vez que os seus caudais vão aumentar significativamente e vai haver alguma subida desse nível da água".

A Proteção Civil não avançou com avisos vermelhos, ainda que o IPMA tivesse colocado cinco distritos sob aviso vermelho devido à agitação marítima. 

Carlos Mata acrescentou ainda que os avisos para o vento forte vão prevalecer até dia 31 de janeiro, uma vez que as rajadas podem chegar aos 110 quilómetros hora. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8