page view

11 apoiantes do Climáximo julgados em tribunal durante três dias

Em causa está o bloqueio da Avenida Engenheiro Duarte Pacheco, Lisboa, em dezembro.

15 de abril de 2024 às 08:48

11 apoiantes do Climáximo vão ser julgados em tribunal, nos dias 23, 23 e 24 abril, por terem bloqueado a Avenida Engenheiro Duarte Pacheco, em Lisboa, em dezembro. Estão acusados de "desobediência civil" e "interrupção das comunicações" e podem arriscar mais do que um ano de prisão. 

"As 11 pessoas serão julgadas por terem lutado pela vida. Não podemos normalizar a violência extrema que é a crise climática: a seca no Algarve, os milhões de pessoas atualmente deslocadas, e as milhares de mortes devido à crise climática. Sabemos que os governos e as empresas continuam os seus planos de destruição. Delegar-lhes a responsabilidade de travar a crise climática é o mesmo que esperar que o ditador ponha fim à ditadura", refere o movimento em comunicado.

O julgamento vai durar três dias e vai contar com dezenas de testemunhas. Também irá ter um programa que "promete envolver e organizar os próximos passos do movimento pela justiça climática".

A porta-voz do grupo, Maria Mesquita, diz que "o que vai acontecer nos dias 22, 23 e 24 de abril não será apenas sobre as 11 pessoas que vão ser julgadas".

"Este julgamento e este momento histórico é sobre cada uma de nós. É sobre como daqui a 50 anos se vai contar o que foi feito pelas pessoas hoje para travar a guerra contra a vida. O que estavam as pessoas que defendiam a liberdade a fazer há 50 anos atrás?", atira.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8