page view

Esquerda acaba com exames do 4.º ano

Parlamento acaba com prova introduzida por Crato.

28 de novembro de 2015 às 01:00

Ensino: Justifica-se o fim dos exames do 4º ano?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

Ensino: Justifica-se o fim dos exames do 4º ano?

Cerca de 100 mil alunos do 4º ano já não terão de realizar em 2016 as provas finais de Português e Matemática, depois de a maioria de esquerda ter aprovado ontem no Parlamento o fim destes exames, introduzidos em 2012/2013 por Nuno Crato. As provas estavam agendadas para 24 e 26 de maio e pesavam 30% na avaliação dos alunos, que agora passa a depender em exclusivo da nota obtida na escola.

PS, PCP, BE, PEV e PAN aprovaram os projetos de lei apresentados por BE e PCP, enquanto PSD e CDS-PP votaram contra. Susana Amador (PS) lembrou que, com a introdução dos exames, Portugal ficou "isolado na Europa, só acompanhado pela Turquia". Joana Mortágua (BE) considerou as provas "uma violência" para as crianças. Já Ana Rita Bessa (CDS-PP) criticou o regresso do "facilitismo".

O PCP já entregou propostas para eliminar os exames do 6º e do 9º ano.

A Assembleia da República debateu também propostas para acabar com a Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades dos professores, mas a votação só ocorre na próxima sexta-feira.

João Torres (PS) defendeu o fim da prova criada em 2007 pelo governo de Sócrates, que nunca a pôs em prática, com Abel Baptista (CDS) a acusar o PS de ser o "criador e o matador da criatura". Enquanto o BE propõe só a revogação, o PCP defende a devolução do "valor pago na inscrição", cerca de 500 mil euros. O PCP propõe ainda que sejam recolocados os docentes afastados por causa da PACC e que conseguiriam colocação, pagos os salários e contado o tempo de serviço. Miguel Tiago (PCP) admitiu ao CM que o PS está relutante em aprovar todas as propostas e que o diploma poderá ser alterado na especialidade.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8