page view

Metade dos bebés em Setúbal têm mãe estrangeira

Os distritos de Setúbal, Faro e Lisboa somam 62% das crianças que nasceram em 2025, sendo a mãe de nacionalidade estrangeira.

16 de fevereiro de 2026 às 01:30

A cerca de 1900 quilómetros de Lisboa, a pequena ilha do Corvo (Açores), com uma população estagnada há mais de meio século em torno dos 400 habitantes, espelha uma nova realidade da natalidade em Portugal: em 2025 foram registados na ilha dois nascimentos, um bebé é filho de uma portuguesa e o outro a mãe é de nacionalidade estrangeira. No território do Continente, também no distrito de Setúbal em cerca de metade (49,3%) dos três mil nascimentos as mães são estrangeiras. A nível municipal, um maior número de mães estrangeiras que portuguesas é obtido em vários concelhos da Área Metropolitana de Lisboa como Sintra, Amadora, Odivelas, Barreiro e Seixal. Também no Algarve, os concelhos de Albufeira, Lagos ou Aljezur apresentam um predomínio de mães estrangeiras. Odemira, no Litoral Alentejano, apresenta a mesma realidade.

No conjunto do País nasceram no último ano cerca de 89 mil bebés dos quais 64 mil de mães portuguesas e 25 mil de cidadãs estrangeiras (28%). Depois de Setúbal, os distritos com maior expressão de nascimento com mães estrangeiras são Faro (41,4%) e Lisboa (35,4%). No seu conjunto estes três distritos representam 62% do total de nascimentos de mães estrangeiras.

Em sentido inverso é nos Açores (4,8%), Vila Real (11,8%) e Madeira (13%) que são encontrados os valores mais baixos de filhos de mães estrangeiras. Entre as cerca de 25 mil mulheres estrangeiras que tiveram filhos em Portugal no ano passado, a maior parte são brasileiras (9211 nascimentos), seguidas de angolanas (2168), Cabo Verde (1856), indianas (1094) e da Guiné-Bissau (1080). Em termos comparativos, há 13 anos que não nasciam tantas crianças em Portugal. Foram mais 4520 por comparação com os dados expresso pelo Instituto de Registos e Notariado.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8