page view

Gémeas acusam docente de racismo

Alunas do 8º ano dizem que professora as humilha nas aulas.

17 de maio de 2017 às 08:45

Duas alunas gémeas do Agrupamento de Escolas Escultor António Fernandes de Sá, em Oliveira do Douro, Vila Nova de Gaia, queixam-se de racismo da parte de uma professora que leciona a disciplina de História, à turma do 8º ano que frequentam. As menores garantem que são insultadas e, na sala de aula, proibidas de falar com os colegas.

A carregar o vídeo ...

Gémeas acusam docente de racismo

"Nunca nos pergunta se temos dúvidas. Senta-nos sempre afastadas. Não nos trata pelo nome. Só nos chama ‘senhoras’ e ‘pretas’", refere ao CM uma das meninas. A família está revoltada. "Mando as minhas irmãs para a escola para aprenderem, não para serem alvo de racismo perante a sala toda", diz Edilton Rodrigues, encarregado de educação das jovens.

As vítimas, uma das quais já foi quadro de honra, dizem que a professora interfere nas suas notas. "Toda a turma teve quatro no final do período e eu tive três. Disse que deveria ter quatro porque me esforço e ela disse para não dizer aquilo ou então ia ter falta disciplinar", conta.

As menores já denunciaram o caso à diretora de turma. "Disse que a professora estava a brincar e que não fez aquilo por mal", dizem.

O CM falou com a subdiretora do agrupamento, Conceição Ferreira, que garante estar a par do caso e que já falou com as menores, escusando-se a tecer mais comentários.

A família vai denunciar o caso ao Ministério da Educação.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8