page view

Mais de 12 mil camas para estudantes universitários até 2022

Intervenção visa duplicar alojamento a preços acessíveis.

22 de abril de 2019 às 08:49
A carregar o vídeo ...

Mais de 12 mil camas para estudantes universitários até 2022

O Estado vai disponibilizar, até 2022, mais de 12 mil camas para estudantes universitários, na primeira fase do Plano Nacional de Alojamento para o Ensino Superior.

O plano de intervenção visa ainda duplicar em dez anos o número de camas a preços acessíveis para os estudantes deslocados do ensino superior. Para a concretização deste objetivo foram identificados 20 edifícios públicos devolutos.

Esta segunda-feira, será conhecido o projeto de transformação das antigas instalações do Ministério da Educação, na Avenida 5 de outubro, em Lisboa. Ação que conta com a presença do Primeiro Ministro, António Costa, e do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

Na quarta-feira os dois governantes estarão nas instalações da antiga Cantina II da Universidade de Lisboa, onde termina a apresentação dos anteprojetos para a construção de residências universitárias.

O plano prevê a conversão de imóveis como o Antigo Edifício da Segurança Social na Avenida Manuel da Maia.

Dos 268 mil estudantes do Ensino Superior Público, há 113 mil (42%) que estão deslocados. Os dados da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior revelam que são as regiões do Douro (Vila Real/Lamego) e Oeste (Caldas da Rainha/Torres Vedras) que apresentam um maior número de alunos (69%) que residem em outras áreas do país.

Nos arrendamentos, os valores mais altos são na Área Metropolitana de Lisboa, com 6 euros por metro quadrado.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8