page view

Artigo exclusivo

Vacina contra a Covid-19 pode vir a ser paga pela população

Ministra diz que a inclusão no Programa Nacional da Vacinação será avaliada “a posteriori”.

25 de julho de 2020 às 01:30

Portugal está na corrida para comprar a vacina contra o novo coronavírus, mas a mesma poderá vir a ter de ser paga por cada cidadão que queira a imunidade. A hipótese foi deixada esta sexta-feira pela ministra da Saúde, Marta Temido, na habitual conferência de imprensa de atualização dos dados da Covid-19.

“É ainda precoce estar a avançar com o número de doses que poderemos vir a ter no nosso País, sobre eventuais preços ou, mais importante, ainda sobre datas para a sua disponibilização”, disse a titular da pasta da Saúde, acrescentando que a eventual inclusão da vacina no Programa Nacional de Vacinação irá ser avaliada “a posteriori”. Marta Temido garantiu, no entanto, que a Direção-Geral da Saúde já tem estimativas sobre o número de doses de imunidade que serão adquiridas.

Atualmente, há oito consórcios da indústria farmacêutica em fase avançada de investigação da vacina. Segundo a ministra, o Infarmed tem participado em reuniões semanais com os 27 Estados-Membros e a Comissão Europeia, de forma a acompanhar toda a linha de investigação e desenvolvimento de vacinas. O objetivo é garantir que Portugal terá acesso “àquelas que venham a ser as primeiras vacinas em condições de segurança e qualidade”, explicou Marta Temido.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

O Correio da Manhã para quem quer MAIS

Icon sem limites

Sem
Limites

Icon Sem pop ups

Sem
POP-UPS

icon ofertas e descontos

Ofertas e
Descontos

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8