page view

Artigo exclusivo

"Uma ferida aberta”: Pai procura filhas desaparecidas há nove anos

Ricardo André, de 46 anos, não tem qualquer contacto com as duas filhas desde maio de 2012.

11 de abril de 2021 às 01:30

“Desde o dia 25 de maio de 2012 nunca mais consegui estar com as minhas filhas. Deixaram de atender o telefone e nunca mais disseram nada. A mãe desapareceu com elas sem deixar rasto”, contou Ricardo André, que soube, mais tarde, que terá refeito a vida com outro homem e que estavam a viver em São Martinho do Porto. Admite a possibilidade de o desaparecimento estar relacionado com o companheiro da ex-mulher, antigo pastor de uma organização religiosa, de 43 anos, com cadastro por furto qualificado por arrombamento de edifício e que terá estado envolvido em vários crimes, e se encontra contumaz.

As sucessivas queixas que fez a várias autoridades policiais, desde junho de 2012, nunca tiveram resultado. Inclusive procurou na Justiça apoio para encontrar as filhas, sem sucesso. O processo foi arquivado por falta de provas de crimes de subtração de menor e de sequestro.

Sem respostas, Ricardo usa as redes sociais para divulgar o desaparecimento e pedir ajuda. Mesmo agora, tendo as filhas idade adulta, comenta que a sua família “vive mergulhada no desgosto”. “ O que mais me assusta é a possibilidade de morrer sem saber das minhas filhas e se não terão sido maltratadas”. Não pede mais do que “um sinal de vida”. Diligências efetuadas em 2012 por diversas entidades revelaram que a filha menor abandonara o ensino básico e que a mais velha não tinha concluído o Secundário.

pormenores

Localização

A PJ reconheceu que a localização de mãe e filhas “é completamente desconhecida”. A PSP não apurou haver coação, o que fez cair eventual crime de sequestro.

Sem queixas

O Ministério Público não encontrou queixas contra o pai – nomeadamente de maus tratos ou violência doméstica - que pudesse justificar a eventual fuga.

Escondido

O companheiro da ex-mulher de Ricardo revelou, numa entrevista, que foi peão de negócios como tráfico de droga. Anda escondido com medo de represálias.es

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

O Correio da Manhã para quem quer MAIS

Icon sem limites

Sem
Limites

Icon Sem pop ups

Sem
POP-UPS

icon ofertas e descontos

Ofertas e
Descontos

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8