page view

Artigo exclusivo

Festa do S. João vai acontecer no Porto. Santo António de Lisboa em casa

Autarca do Porto garante que não vai faltar festa e foram criadas três zonas de diversões na cidade. Em Lisboa, não haverá marchas, casamentos ou arraiais.

01 de junho de 2021 às 01:30

1 / 2

São João deste ano vai ter direito a celebrações, mas com as limitações impostas pela pandemia
Logo Premium CM

A Norte, o autarca Rui Moreira garantiu que vai haver festa. “Aquilo que a Câmara permitiu, com o parecer das autoridades de Saúde, foram três zonas de diversões, onde as pessoas podem ir em condições consideradas de total segurança por parte da Direção-Geral [da Saúde]”, explicou .

Os três parques de diversões estarão na rotunda da Boavista, Fontainhas e Lordelo do Ouro. São vedados e os acessos controlados, e no caso da Rotunda da Boavista a capacidade é de 3500 pessoas em simultâneo.

O uso de máscara é obrigatório - exceto no momento da refeição. Há uma roda gigante, carrosséis, zonas para jogos para pais e filhos e zona de restauração. Além destes locais para celebrações limitadas, não estão, para já, previstas mais iniciativas.

O autarca frisou que “não vai haver concertos na avenida, não vai haver fogo de artifício”, e pediu para que não se critique a PSP. “Se amanhã todos os portuenses resolverem ir para a rua no São João, só num estado policial é que era possível impedi-los.

A ideia de que a polícia pode reprimir o comportamento generalizado dos cidadãos é uma visão fascista”.

Questionado sobre os festejos nos Santos Populares, o primeiro ministro, António Costa, avisou que “não é pelo incumprimento das regras” que elas “deixam de ser legítimas”.

Já Paulo Paixão, presidente da Sociedade Portuguesa de Virologia, considera que autorizar festas dos Santos Populares “seria um erro ainda maior (do que a final da Liga dos Campeões), que poderia ter gravíssimas implicações”. “Acho certo que se mantenham as restrições”, salientou o especialista. 

pormenores

Coletividades contra

O presidente da Associação das Coletividades do Concelho de Lisboa, Pedro Franco, manifestou-se contra a realização de arraiais na capital durante os Santos Populares, por ainda não estarem reunidas condições de segurança.

Capital em alerta

A cidade de Lisboa está em alerta devido à taxa de incidência a 14 dias: 153 casos de Covid-19 por 100 mil habitantes. No Porto, a taxa é de 75 casos.

Limite nas festas locais

A Associação de Comerciantes do Porto defende que os festejos do São João deste ano não devem ser proibidos, mas sim limitados no número de pessoas nas festas locais.

Autarca do Porto critica regras

O autarca do Porto, Rui Moreira, contesta as regras vigentes: “Quem é que não sente total perplexidade com a ideia de que vamos ter de ir de máscaras para a praia. Ninguém entende”, critica.

"Não é passaporte para incumprirmos"

Sobre os acontecimentos no fim de semana no Porto, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, disse que o facto de alguns não cumprirem “não nos dá um passaporte para incumprirmos”. 

Incumprimento “não deve ser um álibi”

A ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou esta segunda-feira, sobre o comportamento dos britânicos no Porto, que “a circunstância de outros não cumprirem (as regras) não deve ser um álibi para aquilo que gostaríamos de fazer”. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

O Correio da Manhã para quem quer MAIS

Icon sem limites

Sem
Limites

Icon Sem pop ups

Sem
POP-UPS

icon ofertas e descontos

Ofertas e
Descontos

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8