page view

Sismo de magnitude 4.7 sentido na Grande Lisboa

Tremor de terra fez-se sentir por volta das 13h24 e o epicentro foi registado ao largo do Seixal.

17 de fevereiro de 2025 às 13:26

Um sismo de magnitude 4.7 foi sentido esta segunda-feira na Grande Lisboa. O epicentro do sismo foi registado a cerca de 14 quilómetros a oeste-sudoeste de Seixal, no distrito de Setúbal, e a sete quilómetros de profundidade. 

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) indica que o sismo foi de 4.7 foi sentido entre a região Centro e o Algarve, já o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico avança que a magnitude foi de 4.8. Segundo Centro Sismológico Euro-Mediterrânico, o abalo terá sido sentido também em algumas zonas do litoral alentejano, como Sines, Vila Nova de Santo André, Santiago do Cacém e Vila Nova de Milfontes, e no Algarve, em Faro, Lagos, Portimão ou Quarteira. 

Abalo terá sido sentido também em algumas zonas do litoral alentejano e no Algarve
Abalo terá sido sentido também em algumas zonas do litoral alentejano e no Algarve

O tremor de terra fez-se sentir por volta das 13h24.

Após o sismo, o site do IPMA ficou inacessível devido "a um volume de tráfego excecionalmente elevado". Foi necessário disponibilizar uma "versão simplificada" da sua página na Internet.

"Página visível por acesso direto ou redirecionado (devido a um volume de tráfego excecionalmente elevado ou por ações de manutenção). No caso de redirecionamento, assim que a situação o permita retornará à página original", lia-se.

Apesar deste sismo ter sido sentido nalguns concelhos da região Centro ao Algarve, "até ao momento, a intensidade máxima observada foi de V (escala de Mercalli modificada)", expôs o IPMA, referindo que, se a situação o justificar, serão emitidos novos comunicados.

A intensidade V na escala de Mercalli modificada significa que o sismo foi "percetível no exterior" e pode ainda ter como efeito a queda de pequenos objetos e pessoas a acordar, se estiverem a dormir.

A escala de Mercalli modificada varia de 1 a 12 pontos e é uma escala qualitativa usada para determinar a intensidade de um sismo a partir dos seus efeitos sobre as pessoas e sobre as estruturas construídas e naturais.

Inicialmente, o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico indicou que o abalo tinha tido uma magnitude de 5,0 na escala da Richter.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) indicou que até momento, cerca das 13h50, não há registo de danos pessoais ou materiais.

"Não há registo de danos pessoais ou materiais até ao momento", refere a ANEPC numa publicação nas redes sociais.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8