page view

Vídeo de autocarro com porta partida e sobrelotado em Sintra leva regulador a pedir esclarecimentos à Carris

Situação aconteceu a 15 de abril, no início carreira 1623, que liga o terminal sul da Portela de Sintra a Cascais.

09 de maio de 2025 às 09:50
A carregar o vídeo ...

Entrada desordeira de passageiros parte porta de autocarro da Carris Metropolitana. Autoridade quer esclarecimentos

Um vídeo que mostra vários passageiros a entrar num autocarro da Carris Metropolitana de forma desordeira, chegando mesmo a partir a porta do transporte, circulou nas redes sociais levando a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) a pedir esclarecimentos.

Segundo a RTP, duas pessoas conhecedoras da situação explicaram que tudo aconteceu a 15 de abril, pelas 6h50, no início carreira 1623, que liga o terminal sul da Portela de Sintra a Cascais.

O motorista do autocarro estaria a gravar o início da viagem quando, assim que abriu a porta, vários passageiros começam a entrar ao mesmo tempo. Uma mulher acaba por ficar com a mala presa e é empurrada por várias pessoas que continuam a entrar em simultâneo.

Quando o autocarro já se encontrava sobrelotado e ainda estavam várias pessoas na entrada, o motorista tentou por várias vezes fechar as portas, mas a da frente acabou por se partir. "A porta já foi à vida", comentou o motorista, que estava numa chamada telefónica.

A AMT esclareceu à Antena1 que solicitou à TML (que gere a Carris Metropolitana), logo no dia seguinte, 16 de abril, "a prestação de esclarecimentos com caráter de urgência", cita a RTP. A entidade refere que existem já seis reclamações sobre a mesma carreira desde julho de 2024, todas referentes a "excesso de lotação".

Após o sucedido, a Polícia Municipal passou a estar no local para gerir as filas e evitar a confusão.

À Antena1, a TML garantiu que a carreira 1623 não é uma linha congestionada, não sendo sequer das mais procuradas, e que o episódio filmado será um exemplo de sobrelotação pontual. "Em março deste ano, a linha 1623 nem sequer figurava no top 200 das linhas com maior número de passageiros por serviço, circulação ou horário, segundo os dados da Carris Metropolitana", afirma a entidade.

A Câmara Municipal de Sintra também defende que se trata de um episódio isolado e confirmou à mesma fonte a presença da autoridade no local, após o acontecimento registado em vídeo. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8