Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
2

8,8 milhões para prolongar linha azul

Projeto faz ligação à linha de Sintra da CP.
André Pereira 24 de Junho de 2015 às 01:00
Metro de Lisboa
Metro de Lisboa FOTO: Sérgio Lemos

O metro de Lisboa deverá chegar à Reboleira (Amadora) até ao final do ano. É esta a expectativa da Transportes de Lisboa que ontem adjudicou as obras no prolongamento da linha azul por 8,8 milhões de euros. A estimativa da empresa aponta para cerca de 4 milhões de utilizadores por ano, do troço entre Amadora Este e Reboleira.
A empreitada, segundo fonte da Transportes de Lisboa, prevê trabalhos de "construção civil, baixa tensão, telecomunicações, via-férrea, eletromecânica e arranjos exteriores à superfície, na zona adjacente à estação, na rua das Indústrias e no parque Armando Romão". O prolongamento assegura a ligação da linha azul à linha de Sintra.
A construção do túnel, com 580 metros, que liga a estação Amadora Este e a zona terminal da Reboleira, custou cerca de 45 milhões de euros. Os trabalhos foram suspensos por falta de financiamento.
A Câmara da Amadora congratulou-se com o arranque da obra. Em julho abre um concurso (600 mil euros) para obras na Av. D. Carlos I. "Esta zona vai ter mil lugares de estacionamento", afirmou a autarca Carla Tavares.
Na greve de sexta-feira, a oitava do ano, o tribunal arbitral do Conselho Económico e Social anunciou não ter decretado serviços mínimos. n
metro prolongamento linha azul reboleira amadora milhões custos CP sintra
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)