Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
5

Água mortal à venda na internet

Está à venda na internet um líquido mortal que promete a cura para a sida, cancro, hepatite B e outras doenças graves. O produto Miracle Mineral Solution (MMS) – Solução Mineral Milagrosa – é de origem norte-americana, mas também está disponível em sites totalmente escritos em português.
5 de Agosto de 2010 às 00:30
Autoridades de saúde dos EUA pedem aos consumidores para deixarem de consumir a água imediatamente
Autoridades de saúde dos EUA pedem aos consumidores para deixarem de consumir a água imediatamente FOTO: Chris Clinton/Getty Images

O alerta para este produto foi dado pela FDA – autoridade norte--americana do medicamento – que pede a "todos os consumidores para pararem imediatamente a ingestão do líquido". No documento, a FDA explica que a solução produz uma lixívia industrial capaz de provocar danos graves à saúde. Segundo a autoridade norte-americana, as doses recomendadas pelos distribuidores podem causar náuseas, vómitos, diarreia e sintomas graves de desidratação. No mesmo documento, a FDA refere que a investigação prossegue, ponderando uma acção judicial de forma a garantir a máxima protecção dos consumidores.

No site destinado a Portugal e Brasil, o produto Solução Mineral Milagrosa diz-se "a coisa mais pura de todas que pode vir a tomar", capaz de "salvar a sua vida e a dos seus". Num dos princípios enumerados, pode ler-se que "náusea e diarreia são ambos bons sinais indicadores de que o MMS está a funcionar".

Contactado pelo Correio da Manhã, o Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde – explicou que "o produto em causa não é um medicamento, estando fora da sua área de competência" e acrescenta que "não foi submetido ao Infarmed qualquer pedido de Autorização de Introdução no Mercado para este produto". Uma vez que o MMS não é considerado um medicamento pelo Infarmed, apesar de prometer a cura para várias doenças graves, a autoridade nacional diz que "não dispõe de informação sobre o mesmo, nomeadamente no que respeita à sua eficácia e segurança".

O Infarmed também esclareceu não ter recebido "qualquer informação relativa a este produto no âmbito do sistema europeu de alertas de farmacovigilância".

JIM HUMBLE DESCOBRE SOLUÇÃO MÁGICA NA SELVA

O produto MMS, de acordo com os vários sites que o comercializam, foi desenvolvido por Jim Humble, um "pesquisador de ouro e metalúrgico, durante uma expedição em busca de ouro nas selvas da América do Sul". Reza a história que Jim Humble ajudou um companheiro doente com malária ao dar-lhe uma solução que se revelou mágica, curando-o em poucas horas. Segundo o site destinado a Portugal e Brasil, o MMS "ajudou mais de 75 mil pessoas no Uganda e Malawi a livrarem-se de doenças como hepatite, cancro e sida".

Ver comentários
}