page view

Águas Públicas da Serra da Estrela sem interrupção de abastecimento e alterações na qualidade da água

Empresa apela aos clientes que estejam atentos "a eventuais alterações visíveis na água, nomeadamente na coloração, odor ou turvação".

30 de janeiro de 2026 às 22:10

A Águas Públicas da Serra da Estrela (APdSE) garante que não se registam locais sem abastecimento de água para consumo humano na área de intervenção da empresa e que os parâmetros de qualidade da água estão "dentro dos níveis regulamentares".

"À presente data, não se registam locais sem abastecimento de água para consumo humano na área de intervenção da empresa. No que respeita à qualidade da água, os parâmetros de controlo encontram-se dentro dos níveis satisfatórios e regulamentares, não tendo a tempestade [Kristin] provocado impactos permanentes na qualidade da água distribuída", adiantou esta sexta-feira a APdSE em comunicado enviado à agência Lusa.

A empresa intermunicipal responsável pelo abastecimento de água e saneamento nos concelhos de Gouveia e Seia, no distrito da Guarda, e de Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra, garantiu que "a população pode confiar plenamente no consumo e utilização da água da rede pública".

A APdSE, sediada em Seia, acrescenta que, na sua área de intervenção, Oliveira do Hospital foi o concelho mais afetado pela passagem da depressão Kristin pelo território de Portugal Continental na quarta-feira, tendo-se registado ainda "ocorrências" nos concelhos de Gouveia e Seia.

"As equipas técnicas da APdSE estão no terreno desde o primeiro momento, a avaliar e a mitigar os impactos verificados, sobretudo ao nível de danos em infraestruturas, muitos dos quais associados à acumulação de lamas, materiais florestais e outros detritos arrastados pelas fortes correntes de água e inundações", refere a empresa no comunicado.

Já nas localidades de Avô (Oliveira do Hospital) e Alvoco (Seia), "a ocorrência registada nas captações localizadas nos rios Alva e Alvoco, resultante de inundação nas captações que originou alterações temporárias na coloração da água, encontra-se ultrapassada".

A APdSE acrescenta que vai continuar "a assegurar o acompanhamento permanente do sistema de abastecimento, garantindo a qualidade e segurança da água fornecida aos seus consumidores".

No entanto, apela aos seus clientes que estejam atentos "a eventuais alterações visíveis na água, nomeadamente na coloração, odor ou turvação".

"Em caso de anomalia, devem entrar em contacto através dos canais oficiais da APdSE para que a situação possa ser prontamente analisada e resolvida, sempre que necessário", garante a empresa intermunicipal de abastecimento de água e saneamento.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8