Em 2022, apenas duas em cada dez escolas obtiveram média positiva nas provas.
O desempenho dos alunos do 9.º ano nas provas finais de Português e Matemática de 2022 piorou em relação às notas antes da pandemia de covid-19, passando de uma média nacional positiva para negativa.
No ano passado, quase 94 mil alunos do 9.º ano realizaram as provas finais de Português e de Matemática, que estavam suspensas desde 2020 devido à pandemia, e numa comparação com as notas anteriores regista-se uma descida da média nacional nas duas disciplinas.
Apenas duas em cada 10 escolas obtiveram média positiva nas provas, segundo uma análise feita pela Lusa a dados do Ministério da Educação, tendo em conta apenas os estabelecimentos de ensino com mais de 50 provas realizadas.
Num universo de 1028 escolas, 206 obtiveram média positiva e os restantes 822 tiveram nota negativa, ou seja, 80% chumbou, segundo os resultados das cerca de 172 mil provas analisadas.
Os colégios continuam a ocupar os primeiros lugares da tabela e as escolas públicas, que levam muito mais alunos a exame, descem na tabela.
Numa escala de zero a cinco valores, a média das provas de Português feita em 2022 foi de 2,9 valores, contrariando os resultados médios sempre positivos dos cinco anos anteriores.
Os dados mostram ainda que mais de 33 mil alunos (37%) tiveram negativa na prova realizada no verão do ano passado, segundo dados da Direção Geral de Estatísticas do Educação e Ciência (DGEEC).
Também a Matemática, a média das mais de 90 mil provas feitas em 2022 foi a mais baixa desde 2015: No ano passado, a média baixou para 2,5 valores, depois de em 2019 ter sido positiva (3 valores).
A maioria dos alunos teve negativa a Matemática, apenas 42% tiveram positiva: Num universo de cerca de 92 mil alunos, 53.537 tiveram negativa, segundo contas feitas pela Lusa.
Numa comparação entre géneros, as raparigas obtiveram classificações médias superiores às dos rapazes, principalmente a Português (3 valores para elas e 2,7 para eles), sendo residual a diferença a Matemática (elas com 2,6 valores e eles com 2,5).
As regiões também mostram realidades diferentes, com os alunos dos distritos de Braga, Coimbra, Porto e das escolas portuguesas no estrangeiro a obter os melhores resultados médios a Português (três valores).
Por outro lado, as regiões com maiores dificuldades a Português são Faro, Beja, Portalegre, Setúbal e na Região Autónoma dos Açores (todos com uma média de 2,7 valores).
É nos Açores que se encontra a maior percentagem de alunos com nota negativa (49%) por oposição aos alunos de escolas estrangeiras, onde 71% dos alunos conseguiu chegar à positiva a Português.
Já na disciplina de Matemática, os melhores resultados médios foram alcançados em Braga e em Viana do Castelo (ambos com 2,8) e o pior na Região Autónoma dos Açores (2,1).
Coimbra e Viana do Castelo destacam-se assim por conseguirem que metade dos seus alunos tivessem positiva (50%) assim como se destacou pela negativa Portalegre, onde 74% dos alunos "chumbou" nas provas, juntamente com os Açores, que registou 73% de reprovações.
Os números da DGEEC mostram ainda que a situação socioeconómica das famílias tem grande impacto nos resultados académicos, com os alunos beneficiários de Ação Social Escolar a terem resultados médios muito mais baixos do que os alunos não beneficiários.
Dos quase 94 mil alunos que fizeram as provas no ano passado, mais de metade frequentavam escolas dos distritos de Lisboa (23%), Porto (17%), Setúbal (9%) Braga (8%) e Aveiro (7%).
As provas nacionais do 9.º ano foram retomadas, mas continuam sem ter peso na avaliação final de ciclo, servindo apenas para efeitos de acompanhamento e balanço das aprendizagens.
SIM // ZO
Lusa/Fim
Distrito Escola Media Exame Numero de examesPorto Colégio Grande Colégio Universal 4.53125 96Porto Externato das Escravas Sagrado Coração de Jesus 4.4 110Porto Colégio de Nossa Senhora da Bonança 4.216666667 120Braga Colégio D. Diogo de Sousa 4.215625 320Porto Colégio Nossa Senhora do Rosário 4.199288256 281Porto Colégio Novo da Maia 4.171717172 198Lisboa Colégio dos Plátanos 4.141843972 141Porto Colégio EFANOR 4.140625 128Faro Colégio de Nossa Senhora do Alto 4.137254902 51Lisboa Colégio Moderno 4.103571429 280Lisboa Escola Básica Damião de Góis, Lisboa 1.835443038 79Lisboa Escola Básica do Bairro Padre Cruz, Lisboa 1.78313253 83Setúbal Escola Básica da Trafaria, Almada 1.74 50Lisboa Escola Básica Manuel da Maia, Lisboa 1.739130435 92Setúbal Escola Básica do Miradouro de Alfazina, Monte de Caparica, Almada 1.701492537 67Bragança Escola Básica e Secundária do Mogadouro 1.692307692 65R. A. Açores Escola Básica Integrada de Rabo de Peixe 1.685185185 162Lisboa Escola Secundária de Camarate, Loures 1.660714286 168Lisboa Escola Básica do Alto do Lumiar, Lisboa 1.476190476 105Setúbal Escola Secundária da Baixa da Banheira 1.353846154 65
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.