page view

Autoridade Tributária vai contra a lei e abre processos individuais por cada portagem por pagar

Lei refere que a utilizadores com várias multas deve ser atribuído um único processo.

12 de janeiro de 2023 às 10:39

A Autoridade Tributária (AT) abre processos individuais de cada vez que um utilizador de autoestradas passa num pórtico (ex-scut) sem pagar, mesmo que o faça mais do que uma vez no mesmo dia ou semana, ganhando assim com a multiplicação dos processos. Vários partidos na Assembleia da República apresentaram propostas para reduzir os encargos. Os documentos serão esta quinta-feira discutidos no Parlamento.

Na lei das dívidas resultantes do não pagamento de portagens, de 2006, é referido que "constitui uma única contraordenação as infrações previstas na presente lei que sejam praticadas pelo mesmo agente, no mesmo dia, através da utilização do mesmo veículo e que ocorram na mesma infraestrutura rodoviária, sendo o valor mínimo [7,5 vezes o valor da respetiva taxa de portagem] o correspondente ao cúmulo das taxas de portagem". No entanto, nem sempre a AT faz essa acumulação e os utilizadores são notificados por cada passagem indevida, ganhando, assim, a AT com recursos de contraordenação e penhoras, refere o Jornal de Notícias.

A Iniciativa Liberal e o Bloco de Esquerda levam esta quinta-feira a debate no Parlamento diplomas que propõem um limite para as contraordenações pela falta de pagamento de portagens e uma amnistia para processos já em curso.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8