Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Banhistas contestam parquímetros em praias de Cascais

Concessionários apoiam a introdução de parquímetros em praias de Cascais.
13 de Maio de 2015 às 11:47
Parquímetro na praia de Carcavelos
Parquímetro na praia de Carcavelos FOTO: Pedro Catarino

A introdução de parquímetros em algumas praias de Cascais está a deixar os banhistas "indignados", mas a autarquia refere que a medida estava prevista há mais de um ano e que foi apoiada pelos concessionários e empresários.

João e Mariana foram esta quarta-feira surpreendidos com um parquímetro na praia de Carcavelos, que frequentam há vários anos, e lamentaram a cobrança no estacionamento.

"É uma pena. Costumamos vir a esta praia há anos, sempre, e uma das coisas boas era podermos estacionar o carro sem qualquer preocupação de ter o tempo contado. Pronto, agora essa vantagem desapareceu", disseram.

O casal admitiu que um dos seus maiores prazeres é passar o dia todo na praia, mas com a cobrança de estacionamento isso vai deixar de acontecer.

Também Alberto se mostrou indignado com a medida: "Agora já só falta pagarmos para ir à água".

Contactado pela Lusa, o vereador da Câmara de Cascais, Nuno Piteira Lopes, adiantou que a introdução de parquímetros nas praias de Carcavelos, Parede, Bafureira, São Pedro e Poça, distrito de Lisboa, num total de 850 lugares de estacionamento, estava prevista há mais de um ano para "disciplinar e promover a rotatividade de lugares de estacionamento em alguns lugares sensíveis".

"Agora já só falta pagarmos para ir à água"

"Nada disto foi feito por acaso e não deveria constituir surpresa. O Regulamento de Estacionamento foi alvo de uma discussão pública alargada, de encontros com moradores e empresários em todas as Juntas de Freguesia, foi aprovado em reunião de Câmara e Assembleia Municipal, e foi também apoiado pela esmagadora maioria dos concessionários e dos empresários nas zonas próximas", acrescentou.

Nuno Piteira Lopes sublinhou que o estacionamento é pago em toda a zona ribeirinha e marítima dos municípios de Oeiras e Lisboa (até Poço do Bispo).

"Quatro horas de estacionamento no Porto de Recreio de Oeiras custam 3,50 euros. Ali ao lado, na praia de Carcavelos, as mesmas quatro horas vão ser 30 cêntimos mais baratas. Isto no período da época balnear, porque fora dela a diferença de preço é ainda maior (1 euro todo o dia em Carcavelos contra os mesmos 3,50 euros em Oeiras)", exemplificou.

O vereador informou ainda que foram colocadas 19 máquinas de parquímetro em abril e os tarifários são: um euro de novembro a maio (todo o dia) e 3,20 euros de maio a outubro (quatro horas).

Cascais Carcavelos Oeiras praia estacionamento parquímetros
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)