page view

Bigode contra o cancro da próstata

Campanha mundial pede aos homens para não raparem o bigode durante o mês de novembro.

29 de outubro de 2014 às 22:25

A luta contra o cancro da próstata faz-se deixando crescer o bigode. O movimento Movember (junção das palavras inglesas moustache – bigode – e november – novembro) desafia os homens a usarem as suas caras para divulgar a prevenção do cancro que afeta maioritariamente os homens acima dos 45 anos.

O desafio passa por rapar os pelos faciais até ao final do mês de outubro e, durante os 30 dias novembro, deixar crescer um bigode. Não vale ter barba ou pera. Aliás, essa é mesmo uma das regras do Movember.

Em Portugal esta causa é organizada pela Associação Portuguesa de Doentes da Próstata (APDPróstata), em colaboração com a agência de publicidade Sardinha. Quem se quiser juntar à causa pode, além de deixar crescer o bigode, comprar a t-shirt com o desenho de um bigode por 13€, quatro dos quais revertem para a APDPróstata.

"Congratulamo-nos muito com a iniciativa da Sardinha, que nos ajuda à divulgação de preceitos básicos que os doentes da próstata devem seguir", afirma Joaquim da Cruz Domingos, presidente da associação. A mesma tem como lema "Cuide-se antes que seja tarde!" e pretende sensibilizar os homens para a necessidade de um exame anual da próstata a partir dos 45/50 anos de idade. 

Criado em 2003 na cidade de Melbourne, na Austrália, este movimento tornou-se global e, entre homens e mulheres, conta já com mais de 4 milhões de membros registados em todo o mundo. Ao longo dos últimos 11 anos, conseguiu ainda reunir 559 milhões de dólares (440 milhões de euros) que são aplicados em mais de 800 programas de prevenção todos os anos em 21 países.

Se além da t-shirt quiser participar nesta iniciativa através dos seus pelos faciais, fique a conhecer as regras do Movember:

1 - Ao registar-se no site Movermber.com, cada Mo Bro (que se pode traduzir livremente para 'Mano do Bigode'), tem de ter a cara limpa a 1 de novembro

2 - Durante todo o mês de novembro, cada Mo Bro tem de deixar crescer e cuidar do bigode

3 - Nada de fingimentos. Nada de barbas, bigodes ou falsos bigodes

4 - Usar o poder do bigode para iniciar conversas sobre a saúde masculina e ajudar à recolha de fundos para a luta contra o cancro da próstata

5 - Todos os Mo Bros devem comportar-se como autênticos cavalheiros

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8