page view

Bullying sobre professores está a aumentar

Situação é preocupante e levou Missão Escola Pública a realizar uma consulta à classe docente. Governo também está a promover inquérito nacional sobre bullying entre os alunos.

19 de janeiro de 2025 às 01:30

Os professores também sofrem bullying (violência física ou verbal exercida de forma repetida), sobretudo por parte dos alunos, e o fenómeno parece estar a aumentar, o que levou o movimento Missão Escola Pública (MEP) a realizar um inquérito nacional.

“Sentimos nas escolas que há um aumento de situações de indisciplina e bullying sobre professores. Num inquérito nosso do ano passado, 55% dos professores disseram que já tinham sido vítimas de agressão, e decidimos agora avançar com um inquérito nacional sobre o bullying”, afirmou ao CM Cristina Mota, do MEP. A docente sublinha que o objetivo é também conhecer melhor esta realidade, depois de o Governo ter realizado este mês um inquérito sobre bullying junto de alunos do 7.º ao 12.º ano.

O inquérito aos professores será feito de forma online e anónima, tendo sido enviado para os cerca de 800 agrupamentos escolares do País. “Pedimos às direções para encaminhar o inquérito para os professores. Também divulgámos em blogs de professores. É preciso promover escolas mais seguras e recuperar o respeito pelos professores que se tem vindo a perder”, disse Cristina Mota.

No inquérito, é também perguntado aos docentes se sofreram assédio laboral ou coação por parte de outros agentes da comunidade escolar. Segundo a professora Cristina Mota, o movimento tem tomado conhecimento de casos de assédio laboral sobre os docentes e também de situações em que os responsáveis são os encarregados de educação.

O inquérito questiona ainda os professores se foram vítimas de agressões verbais ou físicas perpetradas por estudantes. Cristina Mota destaca o impacto negativo que estas situações de indisciplina, violência e bullying provocam sobre os elementos da classe, sublinhando a necessidade de traçar um retrato sobre esta realidade.

Humilhação e consequências para a saúde mental 

As situações de bullying são caracterizadas por agressões físicas e verbais repetidas, mas também por situações de humilhação quando há relações de poder marcadas pela desigualdade. Os professores podem também sofrer ciberbullying nas redes sociais, o que pode ter consequências a nível da saúde mental. O objetivo do inquérito é abordar todas estas diferentes dimensões do fenómeno. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8