page view

Caos nas escolas gera protestos

Alunos no Seixal com aulas semana sim, semana não.

30 de setembro de 2014 às 14:55

A falta de docentes no início da terceira semana de aulas levou ontem os pais dos alunos a protestar, numa altura em que 400 mil alunos (quase um terço do total) ainda esperam a chegada de 4 mil professores. Para agravar o problema, um novo erro impediu os 3362 professores colocados na sexta-feira pela Reserva de Recrutamento de aceitar as colocações na plataforma informática, impedindo-os de se apresentarem ontem nas escolas. O problema foi resolvido ao fim da tarde, confirmou a tutela.

Também a falta de funcionários está a afetar o arranque do ano. Na Escola Básica Carlos Ribeiro, sede do Agrupamento de Pinhal de Frades (Seixal), os alunos têm aulas semana sim, semana não, devido à falta de 13 auxiliares, disse ao CM a diretora Maria do Carmo Branco.

A escola tem capacidade para 30 turmas, mas tem 40 (1023 alunos) e, por isso, funciona em dois turnos: metade dos alunos tem horário de manhã e a outra metade à tarde. "Sem estes 13 assistentes operacionais só é possível funcionar num turno. Na primeira semana de aulas abrimos só de manhã, na segunda semana só de tarde, e nesta terceira outra vez só de manhã", lamenta a diretora, que diz ter solicitado os funcionários ao Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), no dia 19 de agosto, para fazerem contratos de emprego-inserção.

Além disso, ainda faltam 12 professores no agrupamento. O Ministério da Educação e Ciência refere que está a "a acompanhar a situação" e que "solicitou ao delegado regional do IEFP a agilização do processo de colocação dos assistentes operacionais em falta". Um dos protestos de ontem foi na EB1 Aprígio Gomes, Amadora, contra a falta de oito docentes que deixaram sem aulas 200 alunos. "Este protesto é para mostrar o nosso repúdio em relação ao MEC. Só no concelho da Amadora faltam 234 professores", disse Nuno Silva, da Associação de Pais. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8