Presidentes das câmaras a participaram, esta sexta-feira, na "viagem inaugural".
A carreira 731 da empresa municipal lisboeta Carris foi prolongada da Portela até Sacavém, no concelho de Loures, mantendo-se o terminal da Avenida José Malhoa, em Lisboa, com os presidentes das câmaras a participarem, esta sexta-feira, na "viagem inaugural".
"Aquilo que estamos a fazer é ir para além do que é o pensamento do território - se é Loures, se é Lisboa -, mas é olhar para as pessoas e fazer aquilo que tínhamos de fazer", afirmou o presidente da câmara da capital, Carlos Moedas (PSD), referindo que o prolongamento do percurso da carreira de autocarros 731 pretende assegurar melhores condições de transporte público para a população.
A "viagem inaugural" contou também com a presença do presidente da Câmara de Loures, Ricardo Leão (PS), que chegou à paragem de autocarro na Praça José Queirós, em Lisboa, uns cinco minutos antes de Carlos Moedas, para ambos experienciarem o percurso da carreira 731 até Sacavém.
"Não estamos aqui a inaugurar nada, estamos a verificar que está a funcionar", ressalvou o presidente da Câmara de Lisboa à chegada ao local.
Segundo informação no 'site' da Carris, "a partir do dia 24 de junho (terça-feira), a carreira 731 será prolongada até Sacavém".
Antes de entrarem no autocarro, o autarca de Lisboa foi abordado por cidadãos que vivem em casas municipais ao lado da paragem e que se queixaram de problemas nas habitações, tendo contactado a empresa municipal Gebalis, responsável pela gestão dos bairros, no sentido de resolver as situações.
Apesar de o ponto de encontro ter sido na paragem de autocarro, a comitiva não entrou num qualquer veículo da carreira 731, deixando primeiro passar pelo menos um e acabando por viajar numa viatura nova e 100% elétrica, onde já estavam elementos da Carris e que foi acomodando os passageiros que estavam nas paragens até Sacavém.
No final do percurso, em declarações aos jornalistas, Carlos Moedas reforçou que o prolongamento da carreira da Carris até Sacavém, mantendo-se o terminal da Avenida José Malhoa, "é uma grande mudança para a qualidade de vida das pessoas", porque evita que levem o carro para Lisboa e traz mais comodidade.
O novo percurso da carreira 731 vai permitir "uma redução de transbordos e maior conforto para a população", assim como uma ligação direta a zonas com elevada procura como a Rotunda do Relógio, Campo Grande - Avenida Brasil, Cidade Universitária e Sete Rios, passando por hospitais da cidade de Lisboa, nomeadamente Santa Maria.
"É este tipo de investimento e é este pensamento metropolitano que tem de ser feito em relação à Carris, obviamente também a Carris Metropolitana, que é muito importante, mas a Carris tem aqui um papel central", afirmou o autarca de Lisboa, destacando o trabalho da empresa municipal também no elétrico 16, previsto para 2028, que fará a ligação entre o Terreiro do Paço e o Parque Tejo, e que, depois, ligará com o BRT (Bus Rapid Transit), que é responsabilidade da Câmara de Loures.
O Carlos Moedas realçou ainda a "boa cooperação" com o autarca de Loures: "É um orgulho, mas é sobretudo um exemplo que damos, um exemplo de que, como presidentes de câmara, estamos acima dos partidos".
Também o socialista Ricardo Leão enalteceu a capacidade de trabalhar em conjunto com o presidente da Câmara de Lisboa e disse que o prolongamento do percurso da carreira 731 vai servir "milhares de pessoas" que vivem na zona de Sacavém e que, antes, tinham de ir a pé até à Portela para apanhar o autocarro ou tinham de levar o carro para dentro de Lisboa.
"Aos anos que nós pedíamos isto, até na anterior administração da Câmara de Lisboa [sob presidência do socialista Fernando Medina]. Pedimos e era do meu partido e não conseguimos, portanto conseguimos agora e, por isso, isto demonstra bem aquilo que é servir as pessoas", declarou o autarca de Loures.
Questionado sobre os problemas no funcionamento da Carris, Carlos Moedas respondeu que "queixas de 14 anos não se resolvem em três anos", numa alusão à anterior gestão do PS, e destacou o investimento em curso de 165 milhões de euros, inclusive a aquisição de "mais de 400 autocarros" e a transição dos veículos de energia fóssil para elétricos.
"É preciso investir e, depois, ter resultados, mas nunca ninguém investiu a comprar como nós neste mandato", salientou.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
                        O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário. 
                        O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
                    
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
                    Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login. 
                    Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
                
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.