page view

Centenas de pessoas marcham em Lisboa para assinalar 35 anos de independência da Ucrânia

Marcha começou no Parque Eduardo VII e continuou em direção à Praça do Comércio.

23 de agosto de 2026 às 17:52

 Cerca de 500 pessoas marcharam este domingo em Lisboa para assinalar os 35 anos de proclamação da independência da Ucrânia, num momento em que o conflito com a Rússia tem vitimado cada vez mais civis.

A marcha, que começou no Parque Eduardo VII e continuou em direção à Praça do Comércio, reuniu ucranianos e portugueses que, juntos, assinalaram a independência do país invadido por Moscovo em fevereiro de 2022, data que se celebra oficialmente na segunda-feira.

Foram também organizadas marchas nas cidades do Funchal, Faro e Porto, todas promovidas pela Associação dos Ucranianos em Portugal, precisamente para expressar "gratidão aos portugueses", mas também para "apelar novamente ao apoio na defesa contra a agressão russa e os regimes totalitários que a sustentam".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Boa Tarde

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8