Numa altura em que as famílias têm menos rendimentos, Jorge Cid, bastonário da Ordem dos Veterinários (OMV) alerta para a importância do Cheque Veterinário.
CM – O abandono de animais aumentou? - À OMV ainda não chegaram sinais do aumento do abandono de animais. Tem sido preocupação transmitir a mensagem aos detentores de animais de companhia que não existe evidência científica da transmissão do vírus destes para o homem, tentando evitar possíveis abandonos por informações erróneas. Caso se verificasse, iria tornar a situação de todas as associações, abrigos e Centros de Recolha Oficial (CRO) mais grave, já que a maioria destes se encontra já em estado de rutura.
- A implementação do Cheque Veterinário é mais importante que nunca?- O Programa Nacional de Apoio de Saúde Veterinária para Animais em Risco, conhecido por Cheque Veterinário, é uma iniciativa lançada pela OMV em 2017 e que surgiu exatamente para atenuar o flagelo que é o abandono de animais em Portugal. Tem por objetivo apoiar a esterilização de todos os animais abandonados que estão nos CRO e ainda ajudar em tratamentos médico-veterinários animais de famílias comprovadamente carenciadas. Perante o atual contexto, este programa, que já foi adotado por 21 municípios, assume especial relevância e pode mesmo ser crucial para a manutenção do bem-estar e saúde animal.
- Como funciona?- Os Cheques Veterinários são atribuídos pelo município ou junta de freguesia aderente aos animais em risco por eles identificados e apenas podem ser usados num dos CAMV aderentes.