page view
Atualizado a 07 de maio de 2025 às 21:12

Primeira votação do Conclave acaba com fumo negro e sem Papa

Acompanhe ao minuto:

- O Conclave para eleger o sucessor de Francisco começou, esta quarta-feira, com a missa 'Pro Eligendo Romano', a última missa pública dos cardeais, pelas 10h00 locais (9h00 em Portugal continental).
- Durante a tarde, os 133 cardeais eleitores recolheram à Casa Apostólica de Santa Marta, no interior do Vaticano, e às 16h30, em procissão reuniram-se na Capela Sistina, para o início fechado do Conclave, fazendo a primeira votação.
- Esta quarta-feira, foi feita apenas uma votação. Pelas 21h00 locais saiu fumo negro da chaminé da Capela Sistina: Ainda não foi eleito o novo Papa.
- Os 133 cardeais regressam, esta quinta-feira, à Capela Sistina para votarem novamente no sucessor do Papa Francisco.


Quarta-feira, 07 de maio de 2025 às 20h47

Saiba a que horas os cardeais regressam à Capela Sistina amanhã para escolher novo Papa

As votações do Conclave para eleger o sucessor do Papa Francisco retomam esta quinta-feira pelas 7h. Durante o dia poderão ocorrer quatro votações: duas de manhã e duas de tarde. 

Não há horas definidas, mas sabe-se que a primeira deverá ocorrer antes das 9h30, a segunda antes das 11h, a terceira antes das 16h30 e a quarta antes das 18h.

Contudo, as votações terminam quando houver fumo branco e novo líder da Igreja.

Quarta-feira, 07 de maio de 2025 às 20h09

Primeira votação do Conclave acaba com fumo negro e sem Papa

A primeira votação do Conclave que aconteceu, esta quarta-feira, terminou com fumo negro.

Esta decisão implica que a Igreja continua sem líder e sem sucessor para Francisco. 

Quarta-feira, 07 de maio de 2025 às 16h47

Conclave começou: 133 cardeais fechados na Capela Sistina para eleger o sucessor de Francisco

Os 133 cardeais eleitores fecharam-se esta quarta-feira, pelas 16h45, pela primeira vez, na Capela Sistina, em Roma, para iniciar o Conclave eleitoral que vai escolher o 267.º Papa da Igreja Católica, sucessor de São Pedro e de Francisco.

Num editorial publicado na terça-feira, o prefeito do Dicastério para a Comunicação, Paolo Ruffini, falou sobre a fase, conhecida como "extra omnes", do processo eleitoral, considerando-o essencial para evitar influências externas e para que haja intervenção divina na escolha.

"Neste tempo suspenso, toda a gente no mundo se interroga sobre quem será o 267.º bispo de Roma. Todos os envolvidos, mesmo que fisicamente excluídos do lugar onde os sucessores dos apóstolos que se tornaram cardeais, reunidos e guardados no segredo de uma capela, vão escolher o servo dos servos", lê-se no texto.

Quarta-feira, 07 de maio de 2025 às 15h34

Cardeais seguem em procissão para a Capela Sistina onde irá acontecer a primeira votação

Os 133 cardeais eleitores seguem em procissão para a Capela Sistina onde vão ficar fechados para proceder à primeira votação deste Conclave.       

Quarta-feira, 07 de maio de 2025 às 10h42

Terminou a última missa pública antes do Conclave

      

Quarta-feira, 07 de maio de 2025 às 10h05

Decano dos Cardeais pede eleição do Papa que a humanidade precisa

O cardeal Giovanni Battista Re pediu esta quarta-feira aos cardeais eleitores do Conclave Cardinalício que escolham o Papa de que "a Igreja e a humanidade precisam" num "momento tão difícil e complexo".

"Estamos aqui para invocar a ajuda do Espírito Santo, para implorar a sua luz e a sua força, a fim de que seja eleito o Papa que a Igreja e a humanidade precisam neste momento tão difícil e complexo da história", afirmou o decano dos cardeais na basílica de São Pedro, na homilia da missa 'pro eligendo Romano Pontifice', a última eucaristia pública antes de os eleitores recolherem à Capela Sistina e à casa de Santa Marta, onde passarão a residir.

Ao final do dia, os cardeais eleitores, entre os quais não se inclui Re (91 anos), reunidos na Capela Sistina, farão a primeira votação e caso nenhum candidato obtenha dois terços, irá sair fumo negro da chaminé.

Para o decano dos cardeais, entre as tarefas do futuro líder católico, "conta-se a de fazer crescer a comunhão de todos os cristãos com Cristo, comunhão dos bispos com o Papa e comunhão dos bispos entre si".

Num momento em que a Igreja está dividida numa clivagem entre progressistas e conservadores, Re considera que "é forte o apelo à manutenção da unidade da Igreja, segundo o caminho indicado por Cristo aos apóstolos".

Contudo, essa unidade "não significa uniformidade, mas comunhão sólida e profunda na diversidade, desde que se permaneça plenamente fiel" à doutrina.

Re salientou que os "cardeais eleitores se preparam para um ato de máxima responsabilidade humana e eclesial e para uma escolha de excecional importância", um "ato humano pelo qual se deve deixar de lado qualquer consideração pessoal, tendo na mente e no coração apenas o Deus de Jesus Cristo e o bem da Igreja e da humanidade".

Para o decano, "o amor que Jesus revela não conhece limites e deve caracterizar os pensamentos e as ações de todos os seus discípulos, que devem sempre demonstrar amor autêntico no seu comportamento e empenhar-se na construção de uma nova civilização".

"A eleição do novo Papa não é uma simples sucessão de pessoas", avisou o cardeal, que pediu aos fiéis para rezarem para que seja escolhido alguém que siga a tradição dos "últimos cem anos", que deu à Igreja "uma série de pontífices verdadeiramente santos e notáveis".

"Oremos para que Deus conceda à Igreja o Papa que melhor saiba despertar as consciências de todos e as energias morais e espirituais na sociedade atual, caracterizada por um grande progresso tecnológico, mas que tende a esquecer Deus", pediu ainda o decano, salientando que o "mundo de hoje espera muito da Igreja para a salvaguarda daqueles valores fundamentais, humanos e espirituais".

Quarta-feira, 07 de maio de 2025 às 09h04

Cardeais entram na Basílica de São Pedro para a última missa pública antes do Conclave

A carregar o vídeo ...

Quarta-feira, 07 de maio de 2025 às 07h25

Cardeais iniciam hoje votação de sucessor de Francisco preocupados com unidade da Igreja

O cardeal Giovanni Battista Re assinala, esta quarta-feira, o início do Conclave eleitoral para escolher o sucessor do Papa Francisco, falecido a 21 de abril, com a última missa pública dos cardeais antes de se reunirem à porta fechada.

Publicada originalmente a 07 de maio de 2025 às 07:37

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8