page view

Conhecido medicamento para a perda de peso pode ajudar a tratar apneia do sono

Farmacêutica quer que utilização do fármaco seja alargada ao tratamento da doença moderada a grave.

27 de junho de 2024 às 14:53

"Os resultados da investigação demonstraram a capacidade de o tirzepatide tratar tanto a obesidade como a apneia do sono, oferecendo uma solução de tratamento eficaz e abrangente", diz, em comunicado, Atul Malhotra, professor de medicina na Faculdade de Medicina da Universidade da Califórnia, em San Diego, EUA, e principal autor deste estudo.

Os investigadores avaliam agora a hipótese do fármarco, comercializado como Mounjaro e Zepbound pela farmacêutica Eli Lilly, poder vir a ser aprovado para tratar esta doença, em que as vias respiratórias ficam bloqueadas, levando a interrupções da respiração durante o sono. 

O estudo, publicado na revista científica New England Journal of Medicine, incluiu mais de 450 pessoas com obesidade e apneia do sono, que foram divididas em dois grupos, um que utilizava a máquina CPAP, para tratamento da doença, e outro que não a utilizava. Dentro dos dois grupos, metade dos participantes recebeu uma injeção com tirzepatide e a outra metade um placebo, ao longo de 52 semanas.

Após a análise dos dois ensaios, os investigadores concluíram que os voluntários que tinham recebido injeções semanais de tirzepatide tiveram menos episódios por hora em que a respiração abrandou ou parou mesmo durante o sono, em comparação com os participantes que tinham recebido um placebo. Além disso, a investigação concluiu que os doentes que tomaram o fármaco perderam entre 18% e 20% do seu peso corporal e demonstraram melhores resultados na pressão arterial. No geral, os voluntários referiram também ter melhores noites de sono.

Em relação a efeitos secundários, o mais frequente relatado pelos participantes foi a ocorrência de problemas de estômago ligeiros a moderados.

A Eli Lilly, que conduziu a investigação, pretende agora que a utilização do fármaco seja alargada ao tratamento da apneia do sono moderada a grave. "Estas descobertas mostram o potencial para o primeiro tratamento medicamentoso altamente eficaz para a apneia do sono", diz ainda Malhotra.

Juntamente com outros medicamentos, tal como o Wegovy, o tirzepatide faz parte de uma lista de fármacos designados em inglês por skinny jabs, já que podem levar a uma perda de peso dramática. A sua utilização desenfreada e muitas vezes desnecessária tem preocupado as autoridades britânicas, com o diretor médico do Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS), Stephen Powis, a alertar, há pouco tempo, para o perigo da utilização de medicamentos "fortes" para a perda de peso em pessoas consideradas saudáveis e sem excesso de peso durante o verão.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8