page view

CTT dizem que adesão ao primeiro dia da greve parcial nos Centros de Distribuição é de 0,27%

De acordo com os CTT, até ao momento, "em nenhum local do país", foi registado "qualquer constrangimento à normal atividade de distribuição".

14 de dezembro de 2023 às 13:43

Os CTT informaram esta quinta-feira que "apenas 0,27% dos trabalhadores abrangidos" aderiram ao primeiro dia de greve geral parcial nos Centros de Distribuição Postal, não havendo até ao momento qualquer constrangimento na atividade.

O Sindicato Independente dos Correios, Telecomunicações, Transportes e Expresso de Portugal convocou uma greve geral parcial nos CTT, entre hoje e 22 de dezembro, devido à "decisão unilateral" da administração em denunciar o Regulamento de Obras Sociais.

De acordo com os CTT, até ao momento, "em nenhum local do país", foi registado "qualquer constrangimento à normal atividade de distribuição".

Os Correios de Portugal "respeitam, como sempre respeitaram, o direito à greve, previsto na Constituição da República Portuguesa, um direito inalienável dos colaboradores", no entanto, "lamentam as datas escolhidas para esta paralisação, por parte desta organização sindical, que coincide com uma altura muito exigente para a empresa".

Acrescentam que "os CTT continuam empenhados na proteção e bem-estar dos seus colaboradores, agradecendo o seu empenho e dedicação".

Na quarta-feira, em declarações à Lusa, o presidente do Sindicato Independente dos Correios, Telecomunicações, Transportes e Expresso de Portugal (SICTTEXPT), Samuel Vieira, esclareceu que a greve abrange as duas primeiras horas de trabalho nos centros de distribuição postal e as duas últimas horas de trabalho no atendimento nas lojas CTT.

A greve geral parcial surge na sequência da "decisão unilateral" da administração da empresa em denunciar o Regulamento de Obras Sociais, através do aumento da sua quota mensal e das comparticipações nos atos médicos realizados pelos beneficiários do plano de saúde, esclareceu Samuel Vieira.

Segundo o responsável sindical, este plano abrange cerca de 35.000 beneficiários, entre trabalhadores efetivos (incluindo filhos e cônjuges) e reformados.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8