page view

Degradação no Parque das Nações

Queixa é de residentes.

02 de junho de 2015 às 07:33

Residentes do Parque das Nações, em Lisboa, queixam-se da degradação da zona, onde decorreu a Expo'98, responsabilizando a Câmara e a Junta de Freguesia, que gerem o espaço após a extinção da sociedade Parque Expo.

Parte do Jardim das Ondas ficou sem relva, o sistema de rega do Parque Tejo deixou de funcionar, muitos pontos de luz deixaram de o ser e há tábuas levantadas ou em falta em vários locais.

De acordo com o grupo de moradores 'Pela Qualidade Urbana do Parque das Nações', a degradação foi sendo notória após a passagem da gestão da Parque Expo - criada em 1993 para conceber a Expo'98 e a reconversão urbanística do agora denominado Parque das Nações - para as mãos da Câmara e da Junta do Parque das Nações (criada há dois anos).

"Mudou, para pior, quando passou tudo para as autarquias. Dantes a Parque Expo recuperava, mantinha e aproveitava todo o legado que a Expo'98 deixou, desde a cultura, a arte urbana, os espaços verdes, toda esta cultura e ambiente de qualidade", afirmou à Lusa Diogo Freire de Andrade, residente há 13 anos na zona, onde criou a sede da sua empresa.

Falta de iluminação

Como alguns dos maiores problemas, aponta a falta de iluminação e de arranjo de exteriores: "É notório que os espaços verdes estão a ficar cada vez mais degradados, do simples canteiro à árvore que não é podada, à relva que não é regada nem cortada. Isto é transversal a toda a freguesia".

Diogo Madaleno, também residente há 13 anos, conta que até os quatro filhos se queixam. "Sempre me habituei a isto ser uma zona única em Lisboa, em que os espaços urbanos e os espaços verdes eram muito bem estimados. Foram muito bem concebidos e muito bem preservados durante muito tempo. Agora, até uma criança repara que já não são o que eram dantes", disse.

O presidente da Junta, José Moreno, reconhece haver problemas, que atribui a "desgaste natural e falta de manutenção ao longo dos anos".

"O que se vai fazer agora já devia ter sido feito pela Parque Expo, que não fez", afirmou, referindo que a Junta está a trabalhar com a Câmara, com "obras a acontecer e outras já realizadas".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8