page view

Mancha verde vinda de Espanha ameaça água do Tejo

Ambientalistas avisam que vaga de calor pode provocar mortandade de fauna no rio.

22 de setembro de 2018 às 01:30

O rio Tejo regista valores de oxigénio mínimos, que colocam em risco a fauna piscícola, de acordo com os dados da estação de monitorização da qualidade da água de Perais (Vila Velha de Ródão), a primeira existente em Portugal depois do rio cruzar a fronteira.

A carregar o vídeo ...

Barragens espanholas fazem descargas de água com espuma e algas no Tejo

Os resultados são referentes aos primeiros 20 dias do mês, período em que as barragens espanholas de Alcántara e Cedillo, exploradas pela Iberdrola, efetuaram descargas que provocaram a acumulação de espuma e de algas no rio. O CM tentou contactar a Iberdrola, sem sucesso.

Para a vice-presidente da associação Zero, Carla Graça, "é uma realidade recorrente".

"Os dados da estação de Perais indicam níveis de oxigénio que atingiram o valor mais baixo no dia 9, com 1,6 miligramas de oxigénio dissolvido por litro (mg/l) e, nos dias 19 e 20, na ordem dos 1,9 mg/l".

O valor mínimo de oxigénio recomendável é de 5 mg/l. A ambientalista alerta que "com a subida da temperatura, tal como está previsto, pode haver uma mortandade de peixes".

Carla Graça acrescentou que "a estação reflete a qualidade da água vinda de Espanha, uma vez que não há descargas significativas de ETAR portuguesas neste local".

PORMENORES 

Valor abaixo do limite

"Os valores de oxigénio dissolvido têm-se mantido abaixo do valor limite para o bom estado em algumas das estações monitorizadas em Fratel, registando-se, no entanto, melhorias ao longo da albufeira e do rio", confirmou ontem ao CM a Agência Portuguesa do Ambiente.

Ministro fez pedido

O ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, notificou em agosto o Governo espanhol para que seja feita uma descarga de superfície para que a qualidade da água no Tejo melhore. Existe um "ponto pior" que é Perais, revelou o governante.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8