page view

Diretor do Santa Maria pede à população que ligue 112 e Saúde 24 antes de se dirigir ao hospital

Urgências estão com grande afluência.

18 de novembro de 2023 às 15:13

O diretor do Hospital de Santa Maria, João Gouveia, apelou este sábado a que todos os utentes contactem o Saúde 24 ou o INEM antes de se dirigirem às urgências, devido à elevada afluência que se tem verificado na unidade hospitalar. 

"Todos os que estejam com um problema de saúde é melhor contactarem o Saúde 24 e o INEM do que virem cá ter com os próximos meios", disse.

A Urgência Central do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte (CHULN), em Lisboa, atendeu, na sexta-feira, 470 casos, o número mais elevado desde o início de outubro, estando a passar por um período "extraordinariamente duro", disse o diretor.

De acordo com dados do CHULN os 470 episódios de urgência atendidos correspondem a um aumento de 50% em relação ao mesmo dia da semana anterior.

"Estamos com algumas dificuldades. Tivemos um aumento muito grande da afluência no dia de ontem [sexta-feira]. Hoje mantemos uma afluência aumentada em relação a dias anteriores e sabemos que existem vários hospitais à volta que determinadas valências encerradas e é necessária uma coordenação muito grande", disse o diretor do serviço de urgência do Hospital Santa Maria, João Gouveia.

Em declarações à agência Lusa, o responsável disse que na região de Lisboa e Vale do Tejo "só há dois hospitais a dar resposta a algumas das valências mais exigentes", o que faz com que a situação seja, resumiu, "extraordinariamente dura".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8